Página 1 de 1

Equações cartesianas e equações paramétricas

MensagemEnviado: Sáb Ago 23, 2014 16:24
por Victor Mello
Boa tarde, eu estou tentando resolver uma questão que pedia para identificar a trajetória da partícula encontrando a equação cartesiana para ela a partir da equação paramétrica x=cos2t, y=sen2t, cujo intervalo de t varia de \left[0,\pi \right].

Pois bem, eu fiz uma substituição através de x^2+y^2=1 nas equações paramétricas. O problema foi na hora de identificar a trajetória da partícula: quando igualei t a 0, então x=1 e y=0. E quando igualei t a pi, o x também é igual a 1, e y também é zero, ou seja, a medida que aumento o t até fechar o intervalo, eu obtive o mesmo ponto que a partícula deve percorrer, ou seja, ele parte de um ponto, e depois ela volta para o mesmo ponto. E eu não tenho muita certeza se isso está correto ou não. Poderia alguém me explicar a lógica dessa questão? Enfim, quem puder, eu agradeço!

Abraço!

Re: Equações cartesianas e equações paramétricas

MensagemEnviado: Sáb Ago 23, 2014 18:29
por Russman
Ta certo. A partícula descreve uma circunferência completa! A partícula parte do ponto (1,0) e, após descrever uma circunferência de raio 1 em torno da origem, retorna ao ponto (1,0).