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Teorema ponto fixo (Livro do Thomas Ed Pearson)

Teorema ponto fixo (Livro do Thomas Ed Pearson)

Mensagempor Luiz Augusto Prado » Ter Dez 22, 2009 16:02

Olá Pessoal!
Comprei o livro do George B. Thomas 11ª edição da editora pearson.
Olhem esta questão.
seção 2.6 exercicio 59:
Um teorema de ponto fixo
Suponha que a função f(x) seja continua no espaço fechado [0,1] e que 0 \leq f(x) \leq 1 para x em [0,1]. Mostre que deve existir um número c em [0,1] tal que f(c)=c (cé chamado ponto fixo de f).

Como é possivel existir um f(c)=c sem definir a função? Se a função fosse f(x)= -x^2+2x , a função seria contínua para x entre [0,1] e f(x) entre [0,1], mas não existe f(c)=c alem dos pontos x=0 e x=1. Para que existisse f(c)=c diferente de 0 e 1, devemos achar o x de f(x) que toque a reta dada pela função g(x)=x. A única forma que consigo fazer para que exista obrigatoriamente pelo menos um f(c)=c é afirmando que f(x) seja continua e decrescente para x entre [0,1]. Cometi algum erro de interpretação? O que esta questão está pedindo?
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Re: Teorema ponto fixo (Livro do Thomas Ed Pearson)

Mensagempor Elcioschin » Qua Dez 23, 2009 09:14

Considere a função y = senx
Considere agora a função y = 1 + senx

Esta função é igual à primeira deslocada 1 para cima. Nela, a partes inferiores da senóide tangenciam o eixo das abcissas.
Considere apenas dois pontos de tangência, marque 0,5 no 1º ponto de tangência e 1 no segundo ponto e tangência.
Marque 1 na ordenada máxima desta função.

Esqueça agora que é uma função seno.
Esta função (sem nome) varia entre 0 e 1 para x entre 0 e 1
Note que, para x = 0 ----> f(x) = 0 ----> Neste caso c = 0 -----> f(c) = c
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Re: Teorema ponto fixo (Livro do Thomas Ed Pearson)

Mensagempor Luiz Augusto Prado » Qua Dez 23, 2009 15:07

Você definiu a função. Pelo que entendi do exercício qualquer função que toque g(x)=x tem este exato x como um ponto fixo.

Para f(x) = 1 + sen(x) existe um ponto x entre ( pi/2, pi ) onde f(x) = x. E este é um ponto fixo de f(x). Para x entre ( pi/2, pi ) a função é decrescente. O que não entendi é se o teorema deve ser válito para todo o tipo de função. A questão do exercício parece afirmar isso. Onde encontro mais sobre o teorema do ponto fixo? A wikipédia e outros textos da Internet falam como se já soubéssemos o que seja isso.

Elcioschin escreveu:Considere apenas dois pontos de tangência, marque 0,5 no 1º ponto de tangência e 1 no segundo ponto e tangência.
Marque 1 na ordenada máxima desta função.
.
0,5pi e 1pi?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?