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Proposições com variáveis

Proposições com variáveis

Mensagempor rrt » Dom Jul 28, 2013 20:57

Pessoal, alguém me ajuda a entender a questão abaixo:

CESPE/UnB – SERPRO/2013 - Considerando que x,y e z sejam números naturais tais que
x+y=z;que X seja a proposição “x é ímpar”; que Y seja a proposição
“y é par”; e que Z seja a proposição “z é ímpar”, julgue os seguintes
itens.

A proposição X^Z->Y é verdadeira.

A proposição Y->X^Z é verdadeira.
rrt
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Re: Proposições com variáveis

Mensagempor MateusL » Dom Jul 28, 2013 23:37

A proposição X\wedge Z\implies Y significa:

x é ímpar e z é ímpar implica que y é par.

A proposição Y\implies X\wedge Z significa:

y é par implica que x é ímpar e z é ímpar.

Usando o fato de que x+y=z, com x,y,z naturais, terás que verificar se essas sentenças são verdadeiras ou falsas.
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Re: Proposições com variáveis

Mensagempor Russman » Seg Jul 29, 2013 03:47

Todo número N par pode ser escrito da forma N=2n onde n é um número natural, ao passo de que todo N ímpar pode ser escrito como 2n+1.

Assim, se tomarmos x e z ímpares, então x=2n+1 e z = 2k+1, n e k naturais, de forma que

x+y = z \Rightarrow 2n+1 + y = 2k +1 \Rightarrow  y = 2k+1 -2n - 1 \Rightarrow  y = 2k-2n \Rightarrow y = 2(k-n)

e, garantido quek>n, então se k e n forem naturais a sua subtração também o é. Logo, y pode ser escrito como y=2j ( onde j é um número natural) e , portanto, y será par.
Agora, se tomarmos y = 2j ( um par) , então

x+y = z \Rightarrow  z-x = 2j

A diferença z-x tem de ser par e isso só ocorre se ambos forem ímpares ou ambos forem pares.
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Re: Proposições com variáveis

Mensagempor rrt » Seg Jul 29, 2013 13:37

Ok, obrigado.

Mas por que a primeira é verdadeira e a segunda é falsa?

A proposição X^Z->Y é verdadeira. Verdadeira

A proposição Y->X^Z é verdadeira. Falsa
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Re: Proposições com variáveis

Mensagempor MateusL » Seg Jul 29, 2013 14:52

A primeira é verdadeira porque, como o Russman mostrou, se x e z são ímpares, então teremos y par.

Já a segunda sentença é falsa porque, se tivermos y par, não teremos necessariamente x e z ímpares. Como o Russman falou, podemos ter x e z pares. Portanto, sabendo apenas que y é par, não podemos podemos afirmar que x e z são ímpares.
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Re: Proposições com variáveis

Mensagempor rrt » Seg Jul 29, 2013 18:32

Entendi. Obrigado.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?