por Lana » Seg Abr 29, 2013 15:58
(CEFET-MG)Segundo semestre graduação:
A função

definida num subconjunto de
![\left[0,2\pi \right] \left[0,2\pi \right]](/latexrender/pictures/bba974a4663c6b343b265fc813462924.png)
.É não negativa para todo

no intervalo:
Gabarito:

.
Bom , eu fiz a questão e consegui desenvolver apenas o numerador,mas o denonimador

não consegui desenvolver.
Será que existe alguma relação trigonométrica que eu estou esquecendo ?
Obrigado pela atenção.
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por e8group » Seg Abr 29, 2013 16:22
Bom , podemos ter

e

. No primeiro caso ,basta que o numerador se anule .Só p/ efeito de simplificação

. Os pontos pertence ao intervalo [0,2\pi] em que

são

e

. No segundo caso ,

quando o numerador e denominador possuírem o mesmo sinal . Assim ,

.
Tente resolver e comente as dúvidas ...
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por Lana » Seg Abr 29, 2013 16:33
Bom, intendi perfeitamente a primeira parte , quando o numerador for igral a zero. Já na segunda parte nao intendi porque o numerador e o denominador devem tser maiores ou menores que zero.
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por e8group » Seg Abr 29, 2013 16:39
Pq a razão entre dois números positivos e negativos é sempre positivo . Exemplificando ,

é um número positivo assim como

. Devemos encontrar valores em
![[0,2\pi] [0,2\pi]](/latexrender/pictures/1cc5fb6d3b10cf0b4029e23d46fa7fc0.png)
que satisfazem

.Pense sobre isto . Comente as dúvidas .
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por Lana » Seg Abr 29, 2013 17:07
Bom fiz o seguinte

. o resultado seria que x e positivo no 1 e o 4 quadrante
para

o resultado deu

.
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por e8group » Seg Abr 29, 2013 18:21
Devemos encontrar valores em
![[0,2\pi] [0,2\pi]](/latexrender/pictures/1cc5fb6d3b10cf0b4029e23d46fa7fc0.png)
que satisfaçam ao mesmo tempo as inequações que já foi mencionada .Vamos separar em dois casos .
Caso 1 :
Caso 2 :
Em ambos casos a solução é a interseção entre os dois conjuntos ,se em um estágio obtemos que o conjunto

é solução da inequação

e

solução de

então a solução deste caso é a interseção entre os conjuntos .
Solução :
Caso 1: Como vc já adiantou ,

.P/ ficar mais claro ,faça um desenho do circulo trigonométrico em seu caderno e veja geometricamente que há dois valores em
![[0,\2pi] [0,\2pi]](/latexrender/pictures/6da9b3d7f48946780560913fed7d3009.png)
tal que

,um deles no 3° quadrante e o outro no 4° .Uma vez que encontramos estes valores é fácil obter o conjunto

solução de

.Para encontrar estes valores ,veja que :

.
Usando que

e que

,obtemos que

(3° quadrante)

(4° quadrante)
Assim ,
![B =[0,\frac{7\pi}{6}) \cup(\frac{11\pi}{6},2\pi] B =[0,\frac{7\pi}{6}) \cup(\frac{11\pi}{6},2\pi]](/latexrender/pictures/aeed585d86e85bc9a38f99b1cbc3cd29.png)
é o conjunto solução da desigualdade

.
Já em relação a outra desigualdade ,

.
Daí ,

.
Portanto
![A \cap B = \left(\frac{\pi}{2} ,\frac{3\pi}{2}\right)\cap [0,\frac{7\pi}{6}) \cup(\frac{11\pi}{6},2\pi] = \left(\frac{\pi}{2} , \frac{7\pi}{6} \right ) A \cap B = \left(\frac{\pi}{2} ,\frac{3\pi}{2}\right)\cap [0,\frac{7\pi}{6}) \cup(\frac{11\pi}{6},2\pi] = \left(\frac{\pi}{2} , \frac{7\pi}{6} \right )](/latexrender/pictures/5a75dcec31118bdbe593b91d43e3fd7c.png)
. Assim ,qualquer valor que tomarmos neste intervalo ambas desigualdade serão satisfeitas (Verifique !!)
Agora tente concluir o caso 2 e comente as dúvidas .
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por e8group » Qui Mai 02, 2013 17:31
O conjunto solução da desigualdade

,você acertou .Entretanto,a desigualdade

implica

(e não implica

conforme vc escreveu) . Assim ,

é o conjunto solução desta desigualdade .Porém , devemos tomar a interseção entre estes dois conjuntos para que ambas inequações sejam satisfeitas . Como
![\left(\frac{7\pi}{6} , \frac{11\pi}{6}\right) \cap \left[0, \frac{\pi}{2}\right)\cup \left(\frac{3\pi}{2}, 2\pi\right] = \left(\frac{3\pi}{2}, \frac{11\pi}{6}\right) \left(\frac{7\pi}{6} , \frac{11\pi}{6}\right) \cap \left[0, \frac{\pi}{2}\right)\cup \left(\frac{3\pi}{2}, 2\pi\right] = \left(\frac{3\pi}{2}, \frac{11\pi}{6}\right)](/latexrender/pictures/3ea531d6231b4b43f4fcdc69ab9066b8.png)
,concluímos que

é o conjunto solução de

, assim como

é o conjunto solução de

.Logo, a reunião destes conjuntos é o conj. solução de

.
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por e8group » Qui Mai 02, 2013 17:32
Obs.:
Deveremos também considerar os pontos em que

uma vez que

.
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por Lana » Qui Mai 02, 2013 17:48
Perfeitamente , no caso da segunda equação eu cometi um equivoco na hora de fazer aqui mais estou de acordo.
Agora temos o resultadodo para

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por e8group » Qui Mai 02, 2013 18:05
Sim , está correto , a função se anula quando o numerador se anula que ocorre quando

e

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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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