por Adonist » Sex Jun 25, 2010 00:50
Olá, como vão ?
Seguinte. Desenvolvi um programa para a faculdade para controlar um motor de passo.
É o seguinte : para completar uma volta ele dá 12 passos. Não é possivel dar passos fracionados.
Então 360 = 12 , 180 = 6, 90 = 3.
Preciso de uma função que qualquer grau que a pessoa colocar(147 por exemplo) ele seja convertido em passos e arredondado(para cima ou para baixo tanto faz).
Será que alguem da conta de resolver isso ?
-
Adonist
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Sex Jun 25, 2010 00:43
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Ciencia da Computação
- Andamento: cursando
por Molina » Sex Jun 25, 2010 01:45
Boa noite.
Vou tentar te ajudar.
Qualquer avanço disponibilizo aqui.
Abraços!
Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 1551
- Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por Tom » Sex Jul 02, 2010 01:42
Não vou escrever na linguagem de programação, apenas vou deixar a idéia da matemática:
Seja

o número de graus, e

o maior número inteiro de passos que não excede a taxa de conversão, então:
Se para completar uma volta, o motor dá

passos, então

º

passos e, portanto,

º

passo
Isso é, estamos trabalhando com uma função linear:

(1) Entre com a medida em graus:

(2) Crie uma operador divisor que tem como resultado da divisão apenas a parte inteira do quociente e faça divisão

, se

é múltiplo de

, entao o resultado da divisão,

, será o número de passos que o motor dará. Caso contrário, o resultado será entendido apenas como a parte inteira do número decimal que estará no quociente e assim o número de passos é arredonado para baixo.
Não sei se ajudei muito, até !

Tom
-
Tom
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 75
- Registrado em: Sex Jul 02, 2010 00:42
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Automação e Controle Industrial
- Andamento: formado
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Problemas de 1º e 2º graus
por Letsdoit » Sex Abr 08, 2011 22:43
- 1 Respostas
- 1322 Exibições
- Última mensagem por Abelardo

Qui Abr 14, 2011 20:11
Funções
-
- Graus na Forma Trigonométrica
por C0PILHA » Qua Jul 01, 2009 00:48
- 2 Respostas
- 2071 Exibições
- Última mensagem por C0PILHA

Seg Ago 10, 2009 00:19
Números Complexos
-
- Divisão de polinomios com graus diferentes
por Soprano » Sex Set 30, 2016 13:27
- 0 Respostas
- 1374 Exibições
- Última mensagem por Soprano

Sex Set 30, 2016 13:27
Polinômios
-
- Expressar medida do ângulo em radianos e graus?
por FilipiM » Dom Mar 09, 2014 16:54
- 1 Respostas
- 2147 Exibições
- Última mensagem por Russman

Dom Mar 09, 2014 23:57
Trigonometria
-
- Função real definida pela soma de uma função par c/uma ímpar
por Taah » Sáb Mar 27, 2010 15:33
- 3 Respostas
- 5205 Exibições
- Última mensagem por Taah

Dom Mar 28, 2010 13:21
Funções
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.