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(UCSAL) Função do 1º Grau

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Mensagempor 13run0 » Dom Mai 30, 2010 22:46

Num grupo de crianças todas gostam de pipoca, amendoim ou picolé. 60% gostam de pipoca, 75% gostam de amendoim, 70% gostam de picolé, 45% gostam de pipoca e amendoim, 40% gostam de pipoca e picolé e 50% gostam de amendoim e picolé. Qual é a percentagem de crianças que gostam dos três ao mesmo tempo.

Resposta: 30%

eu não consegui organizar os dados dentro dos 3 conjuntos. . .
peço mais uma força nessa questão.
valeu!
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Re: (UCSAL) Função do 1º Grau

Mensagempor MarceloFantini » Seg Mai 31, 2010 03:10

Use o diagrama de Euler-Venn, te ajudará a resolver a questão.

A propósito, não é questão de função.
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Re: (UCSAL) Função do 1º Grau

Mensagempor Molina » Seg Mai 31, 2010 14:10

Usando a dica do Fantini, eu usaria o total de criança como 100.

Assim, 60 crianças gostam de pipoca;
75 crianças gostam de amendoim;
70 crianças gostam de picolé;
45 crianças gostam de pipoca e amendoim;
40 crianças gostam de pipoca e picolé;
50 crianças gostam de amendoim e picolé.

Só jogar certinho como manda o diagrama e encontrar o valor de dentro igual a 30.

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Re: (UCSAL) Função do 1º Grau

Mensagempor Ju2010 » Ter Jun 01, 2010 15:31

como o pessoal ai ja disse usa o diagrama ^^
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Re: (UCSAL) Função do 1º Grau

Mensagempor 13run0 » Ter Jun 01, 2010 23:52

Ow Pessoal eu não consegui responder essa questão. . .

segui a dica de vocês. . .
usei o diagrama e adotei o número de crianças como 100. . .

o número de crianças que gostam dos 3 ao mesmo tempo eh X.
as crianças que gostam de pipoca e amendoim = 45-x
as crianças que gostam de pipoca e picolé = 40-x
as crianças que gostam de amendoim e picolé = 50-x

fiz certo???

tive dificuldade na hora de determinar o número de crianças que gostam apenas de pipoca, amendoim e picolé.
como seria nesse caso?
60 crianças gostam de pipoca = 60-[(45-x)+(40-x)]???

acho que tô complicando demais essa questão. . . =/

quem puder me dar uma luz eu agradeço demais. .
valeu!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?