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Função logarítmica - Medicina 2ª Fase

Função logarítmica - Medicina 2ª Fase

Mensagempor bryelfc » Qua Mai 25, 2016 13:20

Sabe-se que a produção de cestos de uma comunidade indígena é comercializada por uma cooperativa, cujo lucro, em milhares de reais, resultante da venda da produção de x unidades, é estimado pela função f(x) = log2(4 + x) + b , sendo b uma constante real, e que não havendo produção não haverá lucro.
Com base nessa informação, determine o lucro médio na produção de cada unidade quando o lucro for igual a R$5000,00.
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Re: Função logarítmica - Medicina 2ª Fase

Mensagempor nakagumahissao » Qui Mai 26, 2016 02:24

Sabe-se que a produção de cestos de uma comunidade indígena é comercializada por uma cooperativa, cujo lucro, em milhares de reais, resultante da venda da produção de x unidades, é estimado pela função f(x) = log2(4 + x) + b , sendo b uma constante real, e que não havendo produção não haverá lucro.
Com base nessa informação, determine o lucro médio na produção de cada unidade quando o lucro for igual a R$5000,00.

Sendo que b é uma constante real e que não havendo produção não haverá lucro, então:

f(x) = \log_{2}^{(4 + x)} + b

0 = \log_{2}^{(4 + 0)} + b \Leftrightarrow b = -2

Logo:

f(x) = \log_{2}^{(4 + x)} -2

Para se ter um lucro de R$ 5.000,00 teremos:

f(x) = \log_{2}^{(4 + x)} -2 \Rightarrow 5000 = \log_{2}^{(4 + x)} -2

\Rightarrow 5002 = \log_{2}^{(4 + x)} \Rightarrow {2}^{5002} = 4 + x

\Rightarrow x = {2}^{5002} -4

Esta resposta é muito estranha. Me dá a impressão que a questão está formulada de forma errada ou houve erro de digitação. De qualquer forma, este resultado diz que para se ter um lucro de 5000 reais, seriam necessários a produção de um número elevadíssimo de cestas (várias vidas de várias pessoas para se obter toda essa produção?), por isso causa estranheza.

O lucro médio será:

\Rightarrow LucroMedio = \frac{5000}{{2}^{5002} -4} = \frac{5000}{{2}^{5002} -{2}^{2}} = \frac{5000}{{2}^{2}\left( {2}^{5000} - 1 \right)}

\Rightarrow LucroMedio = \frac{1250}{{2}^{5000} -1}
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Re: Função logarítmica - Medicina 2ª Fase

Mensagempor bryelfc » Qui Mai 26, 2016 02:48

Pow nem fala cara, bati muito a cabeça achando que eu tava errando alguma coisa. A prova é da bahiana de medicina aqui em Salvador, e essa faculdade tem cada questão bizarra na fase aberta. No mais valeu, seu resultado bateu com o meu
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?