• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Função quadrática] Como resolver

[Função quadrática] Como resolver

Mensagempor jason013 » Dom Jun 02, 2013 22:38

Prezados,

Estou encontrando dificuldades de interpretar e resolver a seguinte questão.

Dada a função demanda x= -1/3p + 80 e a função custo total C(x)= 60x +150.

a) Obtenha o valor de x que maximiza a receita.
b) Obtenha L(x);
c) Obtenha o valor de x que maximiza o lucro.
d) Obtenha L(p);
e) Qual deve ser o preço para o lucro ser máximo?

Grato pessoal..
jason013
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Jun 02, 2013 22:29
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Contábeis
Andamento: cursando

Re: [Função quadrática] Como resolver

Mensagempor temujin » Seg Jun 03, 2013 13:41

Sugiro que vc escreva as funções e aí faça a maximização:

a) Receita é dada por p.x: p(-\frac{1}{3}p+80) = -\frac{p^2}{3}+80p

Para maximizar, vc precisa encontrar os pontos críticos e testar se é mínimo ou máximo. Pela forma da função, fica claro que será um máximo (é uma parábola côncava). Derivando e igualando a zero (ou seja, achando a função receita marginal):

RMg = -\frac{2}{3}p+80 = 0 \Rightarrow p=\frac{3.80}{2} = 120

Basta resolver para p e substituir na equação de demanda:

x = -\frac{120}{3}+80 = 40



b) Lucro é RT - CT.
Basta substituir os valores de x: px - c(x) = 120.40 - 60.40-150 = 2250

c) A condição de lucro máximo é quando a RMg é igual ao CMg. Reescreva RMg em função de x.

x = -\frac{1}{3}p+80 \Rightarrow p=-3x+240 \Rightarrow RT = (-3x+240)x=-3x^2+240x

RMg = -6x+240

Para obter o custo marginal, da mesma forma que a receita, derive e iguale a zero a função custo. Aí basta igualar as duas funções e resolver para x:

CMg = 60 \Rightarrow RMg = CMg \Rightarrow -\frac{3}{2}x+80 = 60

RMg = CMg \Rightarrow -6x+240 = 60 \Rightarrow x=\frac{180}{6} = 30

Com isso acho que dá pra concluir, certo?
temujin
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 69
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 15:11
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Economia
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?