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[Raíz da função] Dois métodos com resultados diferentes

[Raíz da função] Dois métodos com resultados diferentes

Mensagempor char0 » Qui Mar 15, 2012 00:36

Olá a todos. É minha primeira postagem no fórum, acabei de me registrar e parece que vou frequentá-lo bastante daqui para frente! Ingressei esse ano na faculdade de Ciências da Computação e, como a maioria sabe, esse curso possui muitas matérias que envolve matemática. Mas enfim, vou à minha dúvida:

A seguinte função y=(4-3x)/2 foi dada e é pedido para encontrar a raíz dela.
Para fazer isso posso zerar a função para encontrar o x, fazendo (4-3x)/2=0.
Com esse método obtive x=4/3. Até aí tudo bem, é o valor correto para esboçar o gráfico.
(4-3x)/2=0
4-3x=0*2
3x=4
x=4/3

Mas ainda há outro método para encontrar a raíz, utilizando a seguinte fórmula: -b/a.
Com este método, obtive um valor totalmente diferente do anterior. Veja bem:
(-(-3)/2)/(4/2)
(3/2)/(4/2)
3/2*2/4
6/8=3/4

Daí obtive o valor 3/4, que é diferente de 4/3. Fiquei bastante confuso ao esboçar o gráfico da função, mas utilizei do programa winplot para verificar como ficaria e a raíz correta é 4/3.
Estou errando em algum passo no desenvolvimento ao utilizar a fórmula -b/a?

Agradeço desde já a ajuda!
char0
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Re: [Raíz da função] Dois métodos com resultados diferentes

Mensagempor MarceloFantini » Qui Mar 15, 2012 01:01

Não pense em fórmulas, isso confunde e mostra que quando usou o raciocínio chegou à resposta correta. Essa "fórmula" parte do princípio que você use a reta como y=ax+b. Neste caso, b = 4 e a = -3. Daí, - \frac{b}{a} = - \frac{4}{-3} = \frac{4}{3}.
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Re: [Raíz da função] Dois métodos com resultados diferentes

Mensagempor char0 » Qui Mar 15, 2012 01:18

Perfeito! Muito obrigado, Marcelo.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?