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Função do 2.Grau

Função do 2.Grau

Mensagempor jamesramos » Sáb Mar 10, 2012 17:55

Boa Tarde, preciso de ajudar nesta Função. f(1)=4, f(2)=0, f(3)= -2
Tem que se determinar o Produto ABC. Eu cheguei em sistemas, mas não consegui resolver por sistemas. Como posso estar resolvendo isso?
Obrigado!
jamesramos
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Re: Função do 2.Grau

Mensagempor emsbp » Sáb Mar 10, 2012 18:44

Boa noite, José.
Podes ser mais claro no enunciado do problema?
Apenas estás a dar as imagens dos objetos 1, 2 e 3.
Por aí já sabemos que a função muda de sinal, ou seja, é positiva ou nula no intervalo \left[1, \right2] e negativa ou nula no intervalo \left[2 ,\right3].
Referes-te ao produto ABC. Mas quem é ABC? São os 3 objetos?
emsbp
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Re: Função do 2.Grau

Mensagempor jamesramos » Sáb Mar 10, 2012 21:47

Temos que substituir os valores na Função do 2. Grau (f(x)={ax}^{2}+bx+c e determinar o produto ABC.
Sabendo que f(1)=4, f(2)=0 e f(3)=-2
jamesramos
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Re: Função do 2.Grau

Mensagempor Alex Paulista » Sáb Mar 10, 2012 22:48

Boa noite Professor,

A minha dúvida, nem sei com perguntar na verdade. Na época da faculdade aprendi a montar ama função quadrática mas não me lembro mais como faz. Sei que o professor dava X e Y (vários pares) nos jogavamos no gráfico e aprtir daí conseguiamos montar a função ax²+bx+c=0. Minha dúvida e como fazer isso, realmente já procurei de todas as formas mas não me recordo de nada mais além disso. Se por acaso puderem me ajudar vou agradecer muito.

Alexandre Paulista
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Re: Função do 2.Grau

Mensagempor LuizAquino » Ter Mar 13, 2012 20:34

jamesramos escreveu:Boa Tarde, preciso de ajudar nesta Função. f(1)=4, f(2)=0, f(3)= -2
Tem que se determinar o Produto ABC. Eu cheguei em sistemas, mas não consegui resolver por sistemas. Como posso estar resolvendo isso?

(...)

Temos que substituir os valores na Função do 2. Grau (f(x)={ax}^{2}+bx+c) e determinar o produto ABC.
Sabendo que f(1)=4, f(2)=0 e f(3)=-2


Alex Paulista escreveu:A minha dúvida, nem sei com perguntar na verdade. Na época da faculdade aprendi a montar ama função quadrática mas não me lembro mais como faz. Sei que o professor dava X e Y (vários pares) nos jogavamos no gráfico e aprtir daí conseguiamos montar a função ax²+bx+c=0. Minha dúvida e como fazer isso, realmente já procurei de todas as formas mas não me recordo de nada mais além disso. Se por acaso puderem me ajudar vou agradecer muito.


Vocês devem montar um sistema de equações da seguinte maneira.

\begin{cases}
f(1) = 4 \\
f(2) = 0 \\
f(3) = -2
\end{cases}

\begin{cases}
a\cdot 1^2 + b\cdot 1 + c = 4 \\
a\cdot 2^2 + b\cdot 2 + c = 0 \\
a\cdot 3^2 + b\cdot 3 + c = -2
\end{cases}

\begin{cases}
a + b + c = 4 \\
4a + 2b + c = 0 \\
9a + 3b + c = -2
\end{cases}

Para resolver esse sistema, eu recomendo que vocês estudem as técnicas abordadas na videoaula "Matemática - Aula 23 - Sistemas Lineares". Essa videoaula está disponível no canal do Nerckie:

http://www.youtube.com/nerckie
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?