por rhodry » Qui Nov 17, 2011 19:35
Tenho dúvidas de como construir esta representação, não sei nem por onde começar... Agradeço pelo ajuda.
Utilizando régua e compasso, localize na reta real o número x= (3+?13)/2
-
rhodry
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 24
- Registrado em: Ter Out 25, 2011 17:59
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por ivanfx » Sex Nov 18, 2011 01:54
Vou tentar te orientar, mas tudo no abstrato e nem sei se estaria correto, mas pra mim tem um determinado sentido, porém se tiver alguma dúvida não poderei ajudar, já que só consigo responder de madrugada, então teria vencido o prazo para a entrega.
a primeira coisa a fazer é construir uma semi-reta na horizontal marcando 2 pontos, essa semi reta deve ter 3 cm, claro que você pode mudar a escala para ficar maior.
Marque o primeiro ponto 0 e o segundo ponto 3
A partir dessa semi reta você constrói um retângulo de altura 1 cm (se usar uma escala maior não esqueça que tem que estar na proporção com a base que é de 3 cm)
marque o ponto médio da base e trace uma segmento de reta até um dos vértices opostos do retângulo, dessa forma você obtém um triângulo retângulo de base

e altura 1, se aplicar pitágoras conseguirá o valor da hipotenusa que é
![\frac{\sqrt[]{13}}{2} \frac{\sqrt[]{13}}{2}](/latexrender/pictures/eb6b16103be7ad1a43eff2f521e0935e.png)
você pega o compasso e trace uma semi-circunferência de raio
![\frac{\sqrt[]{13}}{2} \frac{\sqrt[]{13}}{2}](/latexrender/pictures/eb6b16103be7ad1a43eff2f521e0935e.png)
e centro em

tente terminar, falta só um pouco
Editado pela última vez por
ivanfx em Sex Nov 18, 2011 20:05, em um total de 3 vezes.
-
ivanfx
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 43
- Registrado em: Dom Out 16, 2011 00:23
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: matemática
- Andamento: formado
por Will Carvalho » Sex Nov 18, 2011 19:42
Olá! Sobre a altura do retângulo, esta deve medir 2 unidades e não 1 como postou! Note que

e não 13. E o ponto médio sobre a hipotenusa (diagonal do retângulo) é quem definirá o segmento de medida
![\frac{\sqrt[2]{13}}{2} \frac{\sqrt[2]{13}}{2}](/latexrender/pictures/24acebc042aa7f454e2fd67a23a7d62d.png)
Estou tentando fazer a construção no Geogebra, ainda não consegui finalizar!
-
Will Carvalho
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sex Nov 18, 2011 19:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática
- Andamento: formado
por ivanfx » Sex Nov 18, 2011 19:55

verdade,acredito que não, pois um triângulo retângulo com base

e altura 1, porque

, teremos:

-
ivanfx
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 43
- Registrado em: Dom Out 16, 2011 00:23
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: matemática
- Andamento: formado
por ivanfx » Sex Nov 18, 2011 20:01
marque o ponto médio da base e trace uma segmento de reta até um dos vértices opostos do retângulo, dessa forma você obtém um triângulo retângulo de
base 3 e altura 1, se aplicar pitágoras conseguirá o valor da hipotenusa que é
![\frac{\sqrt[]{13}}{2} \frac{\sqrt[]{13}}{2}](/latexrender/pictures/eb6b16103be7ad1a43eff2f521e0935e.png)
O meu erro está na confecção do texto, em vez de 3 seria 3/2
-
ivanfx
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 43
- Registrado em: Dom Out 16, 2011 00:23
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: matemática
- Andamento: formado
por Will Carvalho » Sex Nov 18, 2011 23:00
Hum... entendi a sua ideia, desculpe o equivoco!
-
Will Carvalho
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sex Nov 18, 2011 19:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática
- Andamento: formado
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- construção de planilha
por ionamanfredi » Seg Jun 25, 2012 16:46
- 1 Respostas
- 1675 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Seg Jun 25, 2012 17:57
Estatística
-
- Construção de funções.
por Jose Moura » Dom Out 07, 2018 21:07
- 0 Respostas
- 4236 Exibições
- Última mensagem por Jose Moura

Dom Out 07, 2018 21:07
Funções
-
- Construção de gráficos
por BRENDO_FARIA » Seg Nov 07, 2016 16:29
- 0 Respostas
- 1396 Exibições
- Última mensagem por BRENDO_FARIA

Seg Nov 07, 2016 16:29
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [AJUDA] construção de gráfico
por haamiah » Sex Out 30, 2009 18:21
- 1 Respostas
- 3103 Exibições
- Última mensagem por Molina

Sex Out 30, 2009 19:00
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Construção de gráficos de funções ? f(x,y)
por AboraBR » Dom Jun 17, 2012 02:17
- 2 Respostas
- 2049 Exibições
- Última mensagem por AboraBR

Ter Jun 19, 2012 01:47
Funções
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.