Esse é um conteúdo que deve (ou deveria) ser visto ao ensinarmos a resolução de equações do 2º grau no ensino fundamental.
A ideia básica é determinar x e y positivos tais que
. Desse modo, temos que
.
Note que determinar esse x e y consiste em resolver o sistema:
Mas, esse sistema é equivalente a:
Desse modo, queremos determinar dois números cuja a soma seja
a e o produto seja
b/4. Ou seja, queremos as soluções da equação:
Essa equação só possui soluções reais se
. Nesse caso, as soluções serão:
e
.
Portanto, teremos que:
Agora, chamando
, chegamos na relação:
Por fim, note que essa estratégia só é interessante se
for racional. Se isso fosse irracional, teríamos que
para algum
d. Daí a simplificação não seria interessante, pois ficaríamos com:
Vale destacar que no caso particular da equação
, o caminho mais simples é mesmo analisar a soma e o produto das raízes.
Entretanto, imagine que o exercício fosse resolver a equação
. Duas raízes para essa equação são
e
. Note que seria difícil ter chegado nessa solução usando a estratégia de analisar a soma e o produto das raízes. Entretanto, usando a estratégia acima podemos chegar nesse resultado.