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Exercício de função para ajuda na resolução.

Exercício de função para ajuda na resolução.

Mensagempor MARCION » Seg Dez 15, 2014 13:31

Boa tarde,

Segue exercício para ajuda na resolução.

Grato,

Márcio
Anexos
Exercício 4 b.JPG
Gráfico de função.
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Re: Exercício de função para ajuda na resolução.

Mensagempor Russman » Seg Dez 15, 2014 19:07

A parábola é resultado do gráfico de uma função quadrática do tipo f(x) = ax^2 + bx +c onde as constantes reais a, b e c são o que distingue uma função quadrática da outra. Funções quadráticas idênticas tem essas constantes iguais.

Note que você possui dois pontos no gráfico. É dado que f(0) = 6 e também que f(-3) = 0. Daí, temos duas equações para 3 incógnitas. Portanto, o sistema é, por hora, inconclusivo. Porém, note que o ponto (-3,0) é o ponto de mínimo da função. E, para a função quadrática, sabemos previamente que a coordenada x do ponto mínimo é dada por x_{min} = - \frac{b}{2a}. Logo, montando o sistema, temos

f(0) = 6 \Rightarrow c=6
f(-3) = 0 \Rightarrow 9a-3b+c = 0 \Rightarrow 9a-3b = -6 ( aqui já substituí c=6 resolvido da 1° eq.)
x_{min} = - \frac{b}{2a} \Rightarrow 6a - b = 0


Resolva-o e terá a função do gráfico.
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Re: Exercício de função para ajuda na resolução.

Mensagempor MARCION » Seg Dez 15, 2014 19:44

Boa noite Russman, vou tentar!!

9a + 3b = -6
6a + b = 0 b (-3)
___________

9a + 3b = -6
-18a - 3b = 0
___________
-9a = -6
a = -6 + 9

a= 3

6a + b = 0
6.3 + b = 0
b = -18
2
Lei da função = f(x) = 3x -18x + 6

É assim???

f(x) =
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Re: Exercício de função para ajuda na resolução.

Mensagempor Russman » Seg Dez 15, 2014 19:56

O ponto de mínimo é (-3,0) ao invés de (3,0).
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.