• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Para quais vlrs de "n",equação tem raizes distintas e >0?]

[Para quais vlrs de "n",equação tem raizes distintas e >0?]

Mensagempor Gobate » Qua Ago 15, 2012 10:56

Os valores de "n" pertencente aos Reais tais que a equação (2-n){x}^{2}+2nx+n+2=0 tenham duas raizes reais distintas e maiores que zero devem pertencer ao intervalo:

A) (-\sqrt[2]{2},\sqrt[2]{2}) B) (-infinito, -\sqrt[2]{2})União(\sqrt[2]{2}, +infinito) C) (-2, -\sqrt[2]{2}) D) (\sqrt[2]{2}, 2) E) (-2, 2)

Bom pessol, quanto a resolução deste exercício, vou contar pra vocês o que eu já fiz.
Identifiquei que se trata de uma equação do segundo grau, portanto os coeficientes são a= (2-n) b=2n e c = (n+2)

Como queremos duas raizes reais e distintas, admitiremos que Delta deve ser maior que zero, resolvendo a expressão Delta, encontraremos dois valores de n, são eles:

n` = \sqrt[2]{2}


n`` = -\sqrt[2]{2}

Pois bem, ai é que começa meu problema, identificar qual o intervalo a que "n" deve pertencer para que as raízes desta equação, sejam além de distintas, positivas.

Ví uma resolução onde foi dito a seguinte afirmação:

"para que as raízes desta equação sejam maiores que zero, o produto e a soma entre elas, também devem ser."

Concordando com esta informação, tentei caminhar.

S = -b/2a
S = -2n/2-n>0

P = c/a
P = n+2/2-n>0

Mais não consigo sair daqui, não caminho.....

Observei que a resolução da pessoa que comentei acima, diz o seguinte, depois de resolver, "não sei como" as inequações acima:

Soma ele encontrou n<0

Produto ele encontrou n>-2

Com isto ele concluí que a resposta é que "n" deve pertencer ao intervalo (-2, -\sqrt[2]{2})!

É este o ponto amigos, não consigo entender o que este cara fez, me confundi e atrapalhei todo no momento que apareceram as inequações que fora,m geradas com as expressões de Soma e Produto.

Se puderem me orientar, agradeço
Gobate
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 01:39
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática
Andamento: formado

Re: [Para quais vlrs de "n",equação tem raizes distintas e >

Mensagempor MarceloFantini » Qua Ago 15, 2012 11:48

Note que \Delta = (2n)^2 -4(2-n)(n+2) = 4n^2 +4(n^2 -4) = 8n^2 -16 e isto deve ser maior que zero, logo 8n^2 -16>0 e n^2 -2 >0, portanto n > \sqrt{2} ou n < - \sqrt{2}. Ou seja, n \in (- \infty, - \sqrt{2}) \cup (\sqrt{2}, \infty).

Sobre isto
"para que as raízes desta equação sejam maiores que zero, o produto e a soma entre elas, também devem ser."

Não ajuda em nada. Ele não pede raízes para a equação, ele quer descobrir os coeficientes para que elas existam. Podem ser ambas negativas, uma negativa e uma positiva ou ambas positivas.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: [Para quais vlrs de "n",equação tem raizes distintas e >

Mensagempor Gobate » Sex Ago 17, 2012 12:07

MarceloFantini escreveu:Note que \Delta = (2n)^2 -4(2-n)(n+2) = 4n^2 +4(n^2 -4) = 8n^2 -16 e isto deve ser maior que zero, logo 8n^2 -16>0 e n^2 -2 >0, portanto n > \sqrt{2} ou n < - \sqrt{2}. Ou seja, n \in (- \infty, - \sqrt{2}) \cup (\sqrt{2}, \infty).

Sobre isto
"para que as raízes desta equação sejam maiores que zero, o produto e a soma entre elas, também devem ser."

Não ajuda em nada. Ele não pede raízes para a equação, ele quer descobrir os coeficientes para que elas existam. Podem ser ambas negativas, uma negativa e uma positiva ou ambas positivas.



Olá Marcelo Fantini, como vai?
Gostaria em primeiro lugar de agradecer pela disposição em ajudar e colaborar com o entendimento desta questão.
Quanto ao fato de não interessar que as raízes sejam maiores que zero, creio que não seja bem por ai, uma vez que o resultados destas raízes, dependem diretamente dos valores que n assumir.
A interseção entre as possiveis condições de existência dessas raizes é que promovem inequações que nos dirão a qual intervalo estes valores de n deverão pertencer.
Tomei a liberdade de colocar aqui um link, onde um colega posta uma solução para estas condições, se tiver um tempo, gostaria que desse uma analisada e emitisse seu parecer.
http://pir2.forumeiros.com/t32196-inter ... e-0#111653
Atenciosamente,
Gobate
Gobate
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 01:39
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática
Andamento: formado

Re: [Para quais vlrs de "n",equação tem raizes distintas e >

Mensagempor MarceloFantini » Sex Ago 17, 2012 14:54

Você está correto no sentido que influencia, pois não prestei atenção ao fato que ele pede que as raízes sejam maiores que zero. A resposta que você recebeu parece estar correta, não encontro erros de argumentação ou lógica.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)