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por marcorrer » Qua Abr 04, 2012 13:52
Boa tarde, não sei se estou postando no local certo do fórum, mas em todo caso minha dúvida é a seguinte:
Como faço para calcular porcentagem em minutos?
Exemplo;
Quero saber quanto é 85% de 4:00,0 (4min)?
Se eu multiplicar por 1,15 dá 4,6min, ou 4:36,0
Se eu fizer por regra de 3:
240 = 85%
x = 100%
240x100%=85%xX
x= 2,82,4
x = 4:42,4
ou
240=85%
x=100%
240/100%*85%
x=204
ou 3:24,0
então: 4:00,0 - 3:24,0 + 4:00,0 = 4:36,0
Qual destas resposta é a certa?
Creio eu ser 4:36,0.
Obrigado
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marcorrer
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por MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 20:03
Se você quer calcular 85% de 4 minutos então faça
. Agora, para converter isso em minutos e segundos pegue 0,4 (que é o adicional a três minutos) e multiplique por 60 segundos. Daí,
. Logo, 85% de 4 minutos é 3 minutos e 24 segundos.
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MarceloFantini
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por marcorrer » Qui Abr 05, 2012 15:43
Oi Marcelo, obrigado pela resposta.
Acho que não me expressei muito bem. O que realmente quero é isto:
Um atleta corre a 4min cada kilometro, isto representa seu 100% de performance. Quero que ele treine a 85% deste tempo e conforme estes cálculos que fiz abaixo:
Se eu multiplicar por 1,15 dá 4,6min, ou 4:36,0
Se eu fizer por regra de 3:
240 = 85%
x = 100%
240x100%=85%xX
x= 2,82,4
x = 4:42,4
ou
240=85%
x=100%
240/100%*85%
x=204
ou 3:24,0
então: 4:00,0 - 3:24,0 + 4:00,0 = 4:36,0
Minha dúvida é se ele deve treinar a 4:36 ou 4:42.
Acho que agora está melhor explicado.
Obrigado
Marcos Antonio Pinto
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marcorrer
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por MarceloFantini » Qui Abr 05, 2012 22:40
Vamos esquecer os cálculos intermediários por enquanto pois estou tendo dificuldade em entender o que você precisa. Seu atleta percorre um kilômetro em quatro minutos e isto representa 100% de sua performance. Você quer que, em 85% de performance, ele percorra o mesmo um kilômetro?
Futuro MATEMÁTICO
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por marcorrer » Sáb Abr 07, 2012 19:43
Oi Marcelo, tudo bem?
Eu quero que ele corra a 85% de seu condicionamento. Se ele correr sempre a 100% (4min) ele não renderá mais, só terá um desgaste muito grande. Então ekle terá que treinar, ou correr a 85% de suas condições, ou seja, ele terá que fazer em 4:42 ou 4:36 (a minha dúvida é qual destes resultados é o correto, por isto coloquei os cálculos).
Quando se trata de tempo em corrida é o inverso. Se ele correr a 3:24 cada km ele estrá correndo mais do que ele pode, não aguentaria correr nem 2km nesta velocidade, é muito forte para ele.
Ele correr 5km num tempo de 20 minutos que dá 4:00 p/km, se for para ele correr a 3:24 ele fará 17 minutos. Isto é impossível para ele no momento.
Espero ter melhorado a explicação.
Obrigado
Marcos
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por MarceloFantini » Sáb Abr 07, 2012 20:02
Sim, agora tudo ficou mais claro. A resposta correta é 4 minutos e aproximadamente 42 segundos. Para encontrar isso, a proporção será
porém na hora de fazer as contas invertemos uma fração, ou seja, fazemos
ou
. Algumas pessoas, para manter a estrutura usual e dizer que "multiplica-se em cruz", já invertem diretamente na proporção, escrevendo
ao invés do que fiz. Não importa realmente.
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por marcorrer » Seg Abr 09, 2012 16:25
Obrigado Marcelo, era esta resposta que estava precisando.
Como faço para dizer que o problema foi resolvido?
Mais uma vez muito obrigado
Marcos
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marcorrer
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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