-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 478519 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 533408 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 496921 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 710299 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2129550 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por Danilo » Seg Mar 19, 2012 22:46
Considere a desigualdade:
2x - 4/ x + 1 > 1
a questão foi resolvida da seguinte maneira:
Mulplicando-se os dois membros por x+1 obtemos:
2x - 4 > x +1
Somando-se 4 aos dois membros temos:
2x > x + 5
Dimuindo-se x dos dois membros, obtemos finalmente que:
x > 5
Vi alguns erros, mas não sei como colocá-los em ordem no exercício. Me corrijam se eu estiver errado.
primeiro: quem resolveu o problema deveria ter considerado que x + 1 tem que ser diferente de zero, ou seja, maior ou menor. Então, deveria ter considerado os casos em que x+ 1 é positivo, e negativo.
correto?
-
Danilo
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 224
- Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Seg Mar 19, 2012 23:20
Para evitar erros e perdas de tempo, ao invés de cometer o equívoco clássico de multiplicar por
faça o seguinte:
.
Agora analise.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Juvenal » Qua Mar 21, 2012 10:08
Amigos, observem que ficaria para analisar assim:
Observem a validação:
1. o resultado é um intervalo de números reais maiores que 5.
2. substitua, na expressão, o X pelo 5, por números maiores que 5 e por números menores que 5 e veja para cada caso quando a expressão é verdadeira.
Contem comigo,
Juvenal
-
Juvenal
- Usuário Ativo
-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Ter Mar 20, 2012 16:47
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Bacharel em Matemática
- Andamento: formado
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Erro na resolução?
por Cleyson007 » Sex Set 21, 2012 16:50
- 1 Respostas
- 1025 Exibições
- Última mensagem por young_jedi
Sex Set 21, 2012 17:53
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Identificar funções pares e ímpares
por vmouc » Sex Mar 11, 2011 00:17
- 6 Respostas
- 4849 Exibições
- Última mensagem por vmouc
Sex Mar 11, 2011 19:33
Funções
-
- Como posso Identificar o domínio ?
por Amanda j » Seg Out 24, 2016 12:57
- 0 Respostas
- 3327 Exibições
- Última mensagem por Amanda j
Seg Out 24, 2016 12:57
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Polinômios] como identificar o padrão?
por Guga1981 » Ter Dez 13, 2016 09:24
- 4 Respostas
- 10166 Exibições
- Última mensagem por adauto martins
Sex Dez 16, 2016 10:59
Polinômios
-
- Erro ou não?
por R Alvim » Qui Mar 17, 2011 20:10
- 1 Respostas
- 1407 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira
Qua Mar 23, 2011 15:00
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo
em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja
o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo
. O triângulo é retângulo com catetos
e
, tal que
. Seja
o ângulo complementar. Então
. Como
, o ângulo que o afixo
formará com a horizontal será
, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se
, então
. Como módulo é um:
.
Logo, o afixo é
.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.