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Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Mensagempor Danilo » Sáb Mar 17, 2012 10:39

Decida se as proposições a seguir são verdadeira ou falsa.

Proposição 1: Se x é um número real positivo, então (?x)² = x Proposição 2: Se x é um número real positivo, então (?-x)² = - x Proposição 3: Se x é um número real, então ?x² = x

Galera, eu sei que, se existir contra-exemplo para a proposição, a mesma é falsa. E posso dar valor para quantos ''xizes'' eu quiser (pelo menos para a proposição 1) , que isso não é suficiente para que a proposição seja verdadeira. Então basta eu provar que a proposição não admite contra-exemplos. Bom, qual é o melhor caminho que eu devo seguir? Não vejo como demonstrar, ou provar que a(s) proposição não existe/existe contra-exemplo. Muito grato se puderem clarear a minha mente. Obrigado.
Danilo
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Re: Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Mensagempor fraol » Sáb Mar 17, 2012 11:27

Creio que o melhor caminho a seguir varia de caso para caso. Em geral, o que se pode fazer é analisar as possibilidades que temos para tentar a demonstração e então escolher um caminho. Se não sair por esse caminho, então tentamos um outro. Com o tempo e a prática os melhores caminhos vão ficando mais claros.

Quando temos uma expressão do tipo A = B para provar uma alternativa seria tentar provar por contradição, isto é afirmamos que A \ne B e desenvolvemos essa expressão, então se chegarmos a uma contradição concluímos que A = B.

Há um tempo atrás, traduzi um artigo em http://acontanaobate.blogspot.com.br/2011/07/recomendacoes-para-estudantes.html que trata de várias alternativas de demonstração de sentenças matemáticas. Se tiver um tempinho dá uma olhada lá.

Grato.
fraol
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Re: Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Mensagempor Danilo » Sáb Mar 17, 2012 11:33

Sim, Fraol, é verdade. Posso tentar demontrar por absurdo. Vou tentar fazer o que você disse, e vou ler o artigo também. E sim, clareou bastante ^^. Obrigado.
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Re: Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Mar 17, 2012 15:00

Vale lembrar que raíz quadrada está definida apenas valores positivos. Logo, a primeira com certeza é verdadeira. A segunda segue analogamente. Uma dica para a terceira é: pense no caso em que x for negativo, assumindo que a expressão é \sqrt{x^2}.
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Re: Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Mensagempor Danilo » Dom Mar 18, 2012 01:40

Pessoal, posso responder dizendo, que, para a proposição - Se x é um número real positivo, então (?x)² -

A proposição não admite contra-exemplo pois, por definição não existe conjunto fora dos reais positivos que satisfaça a proposição. Posso dizer assim? Só preciso dizer se é verdadeiro ou falso e justificar.
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Re: Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Mensagempor MarceloFantini » Dom Mar 18, 2012 02:24

Cuidado: a expressão \sqrt{x^2} é diferente de (\sqrt{x})^2. A primeira admite qualquer número real, a segunda pressupõe que seja não-negativo.
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Re: Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Mensagempor Danilo » Dom Mar 18, 2012 10:27

bom, então para a primeira, posso dizer: por definição não existe conjunto fora dos reais positivos que satisfaça a proposição. Posso dizer assim?

para a segunda: a proposição é falsa, porque por exemplo temos que se x = -3 (?-3²) = - 3 o que contraria a definição, pois a raiz quadrada de um número é definida apenas para números positivos.

Estou perguntando antes porque é uma uma lista de exercícios que tenho que entregar amanhã :P

correto?
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Re: Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Mensagempor MarceloFantini » Dom Mar 18, 2012 14:33

Diga que apenas os números reais positivos satisfazem a proposição, sobre o segundo você errou: \sqrt{(-3)^2} = \sqrt{9} = 3. Se fosse -3, a proposição seria correta.
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Re: Dúvida em exercício de lógica/conceitos básicos

Mensagempor Danilo » Dom Mar 18, 2012 15:33

A tá... na verdade o número todo é x². considerei apenas o x... obrigado!!!
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1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


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1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59