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Adição e Subtração de Frações

Adição e Subtração de Frações

Mensagempor LuizCarlos » Sáb Mar 17, 2012 00:10

Olá professores de matemática, boa noite.

Estou fazendo exercícios de adição e subtração de frações.

Consigo resolver os exercícios, mas não consigo compreender para que vou usar, por exemplo.
Quando fazemos somas de frações, posso imaginar como sendo um chocolate que estou comendo.

\frac{2}{4} + \frac{3}{4} = \frac{5}{4}

fracao.JPG
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Até nesse ponto entendo! mas por exemplo.


(\frac{17}{24}) + (- \frac{5}{6}) = (\frac{17 - 20}{24}) = (\frac{- 3}{24}) = (- \frac{1}{8})

Agora já não entendi, resultado sendo fração negativa.


Seria tipo, como fazer uma analogia em uma reta numérica, como o Luiz Aquino me explicou, quando é subtração de números inteiros, devo pensar dessa forma:


Pense em uma régua diferente, que no seu meio temos o número 0. Antes do número 0, vamos colocar os números negativos. Já depois do número 0, os positivos.

A figura abaixo ilustra essa régua.


régua.png
régua.png (931 Bytes) Exibido 3553 vezes


Nessa régua, o que significa -5 - (-2)? E o que significa -2 - (-5)?

A subtração a - b, com a e b números nessa reta, significa o tanto que devemos andar para ir de b até a, sendo que o sinal do resultado indica se devemos andar da esquerda para direita ou se devemos andar da direita para a esquerda.

Por exemplo, temos que -5 - (-2) = -3. Isso significa que partindo de -2, devemos andar 3 unidades para a esquerda de -2 até chegar no -5.

Por outro lado, temos que -2 - (-5) = 3. Isso significa que partindo de -5, devemos andar 3 unidades para a direita de -5 até chegar no -2.

Agora tente fazer outras subtrações entre inteiros seguindo essa ideia.

Sendo subtrações de frações, resultando fração negativa, devo pensar dessa mesma forma como subtração de números inteiros, ou seja, fazer a analogia á uma reta numérica.
LuizCarlos
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Re: Adição e Subtração de Frações

Mensagempor fraol » Sáb Mar 17, 2012 11:58

Você pode usar essa mesma analogia para os números fracionários.

O número - \frac{1}{4} , por exemplo. Esse número ficará à esquerda do 0 ao ser representado na reta real.

Como o seu simétrico, \frac{1}{4}, é um número que fica entre 0 e 1, então - \frac{1}{4} é um número que fica entre -1 e 0.

Por analogia, conseguimos representar outras frações negativas.

A maior dificuldade que vi em muitos alunos adolescentes é que eles não sabiam, na verdade, calcular o valor decimal da fração correspondente (não tinham noção entre quais números uma determinada fração se situa), então não conseguiam posicionar tal fração na reta real fosse ela positiva ou negativa.
fraol
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Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.