• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Algebra Linear]Diagonalização de operadores auto-adjuntos

[Algebra Linear]Diagonalização de operadores auto-adjuntos

Mensagempor Renato_RJ » Qui Dez 01, 2011 17:50

Olá pessoal, tudo em paz ??

Seguinte, estou com um problema com uma demonstração, comecei mas fiquei "preso" em um ponto e aí vem a dúvida, estaria certo o que eu escrevi ?? Ou abordei de maneira errada o problema e por isso parei no ponto em questão ??? Segue o problema e a demonstração, ficarei imensamente grato se alguém verificasse para mim.

Problema:
Sejam A e B operadores auto-adjuntos tais que AB = BA. Mostre que existe uma única base ortonormal que diagonaliza simultaneamente A e B.

Demonstração que escrevi e parei:

Como AB = BA então A e B são operadores comutativos. Tenhamos \lambda um autovalor de A e E_{\lambda} o auto-espaço associado. Seja v \in E_{\lambda} tal que:

A v = \lambda v

Então E_{\lambda} é invariante por B. Daí concluímos que v é um autovetor comum a A e a B, então:

A v = \lambda v

B v = \gamma v

-----------------------------------------------
Eu acho que estou errando aqui, pois eu resolvi assumir um vetor v^{\perp} tal que

A v^{\perp} = \lambda v^{\perp}

B v^{\perp} = \lambda v^{\perp}

Daí eu concluo que v^{\perp} pertence a uma base ortonormal... Parece que estou "forçando a barra" e por isso me soa como errado...

Alguém poderia me ajudar com essa demonstração ??

Desde já grato...
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: [Algebra Linear]Diagonalização de operadores auto-adjunt

Mensagempor Renato_RJ » Qui Dez 01, 2011 18:51

Fiz as seguintes alterações na demonstração, espero que esteja certa agora:

Seja A,B: E \rightarrow E dois operadores auto-adjuntos tais que AB = BA, tenhamos \lambda um autovalor de A e E_{\lambda} um auto-espaço associado. Agora tenhamos v \in E vetor não nulo tal que:

Av = \lambda v

Como AB = BA, temos:

AB = BA \Rightarrow ABv = BAv \Rightarrow AB v = B \lambda v \Rightarrow B \lambda v = \lambda B v \therefore B v \in E_{\lambda}

Logo E_{\lambda} é invariante por B. Então v é um autovetor comum a A e a B, logo existe \gamma tal que:

B v = \gamma v

Como \lambda e \gamma são raízes reais dos polinômios característicos de A e B, então A - \lambda \textrm{I} e B - \gamma \textrm{I} são ambos não invertíveis e como:

Av = \lambda v \Rightarrow (A - \lambda \textrm{I}) v = 0

Bv = \gamma v \Rightarrow (B - \gamma \textrm{I})v = 0

Então v pertence a uma base \mathbb{B} \subset E ortonormal de autovetores de A e B, logo a base \mathbb{B} diagonaliza A e B simultaneamente.

Bem, será que ficou boa essa ????

Grato,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

 



Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: zig - Sex Set 23, 2011 13:57

{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41

zig escreveu:{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}


Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo: {\frac{1}{4}}^{-1} = \frac{4}{1}

Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é \frac{1}{20} , ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja: {0,05}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{1}{20}}^{-\frac{1}{2}} = {\frac{20}{1}}^{\frac{1}{2}} = \sqrt[2]{20}

A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?

Espero ter ajudado.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23

Nós podemos simplificar, um pouco, sqrt(20) da seguinte forma:

sqrt(20) = sqrt(4 . 5) = sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 sqrt(5).

É isso.


Assunto: simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor: fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24

Nós podemos simplificar, um pouco, \sqrt(20) da seguinte forma:

\sqrt(20) = \sqrt(4 . 5) = \sqrt( 2^2 . 5 ) = 2 \sqrt(5).

É isso.