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questão de concurso

questão de concurso

Mensagempor luciana-lopfer » Qui Nov 24, 2011 14:34

2.(TRT-PR 2010 FCC) Dois números inteiros positivos x e y têm, cada um, 5 algarismos distintos entre si. Considerando que x e y não têm algarismos comuns e x > y, o menor valor que pode ser obtido para a diferença x - y é:
(A) 257.
(B) 256.
(C) 249.
(D) 247.
(E) 246.

Comecei imaginando dois numeros de 05 algarismos sem repetição como 10234 e 56789, mas isso não chega nem perto das soluções dadas.
Sei que é bem elementar mas estou retomando os estudos agora, e tá complicado, rs
A propósto, amei essa idéia. Acabaram de ganhar uma fã super assídua
luciana-lopfer
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Re: questão de concurso

Mensagempor TheoFerraz » Qui Nov 24, 2011 18:08

eu começei pensando a mesma coisa que voce, luciana... é engraçado como não da nem perto mesmo, parece tão obvio....

ai eu fiz umas anotações e vi que eu acho meio impossivel... observe:

seja x um numero de 5 algarismos...

x pode ser escrito como:

x = a + 10 \times b + 100 \times c + 1000 \times d + 10000 \times e

pra ficar menos feio :

x = a + 10  b + 100c + 1000d + 10000e

e escrevendo o y fica

y = \alpha + 10  \beta + 100 \gamma + 1000 \delta + 10000 \epsilon

agora tira a diferença...


x - y =  \left(a + 10  b + 100c + 1000d + 10000e \right) -  \left( \alpha + 10  \beta + 100 \gamma + 1000 \delta + 10000 \epsilon \right)

dai

x - y =  \left(a - \alpha \right) + 10(b- \beta) + 100(c - \gamma) + 1000(d- \delta ) + 10000(e - \epsilon)

essa é a diferença...

Mas nas respostas, voce percebe claramente que (e - \epsilon) e (d - \delta) são iguais a zero... pois os numeros tem só 3 algarismos. E isso nos leva a perceber que d = \delta... o mesmo pra 'e' e 'epsilon'

não sei não... acho que o enunciado deve ta mal feito pq pra MIM (lembrando que não sou professor nem nada, é bem capaz que eu tenha errado em alguma coisa, errado feio até, sei lá =P) parece que é meio impossivel...

o que voces acham, gente ?
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Re: questão de concurso

Mensagempor luciana-lopfer » Qui Nov 24, 2011 19:37

Pois é ... não é nenhuma novidade de que eu tomo uma surra do tal raciocinio lógico e da matematica, mas entre tapas e porradas eu me safo, mas esssa
O exercicio está no meu trabalho, amanhã eu posto a resposta, de repente a partir dela vc me clareia.
abraços
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Re: questão de concurso

Mensagempor Andreza » Qui Nov 24, 2011 20:21

Eu pensei em 90123 - 87654 mas de qualquer maneira q fiz aqui nao deu nenhuma resposta do gabarito. Cheguei em 2469. Vou pesquisar mais aqui.
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Re: questão de concurso

Mensagempor luciana-lopfer » Sex Nov 25, 2011 14:07

o gabarito é D ( 247) é de uma prova do TRTPR 2010 FCC , pelo menos não me sinto sozinha... kkkkkk
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[Re: questão de concurso] Resposta

Mensagempor Tiago_Cariolano » Seg Jan 16, 2012 01:23

Olá pessoal,

Acredito que a resposta é
Código: Selecionar todos
x = 50123 e y = 49876, em que x - y = 247
.

Como cheguei a esse resultado:

Admitimos que x e y não podem começar com o algarismo 0, pois senão algum deles teria apenas 4 algarismos (ok, qualquer cego vê isso!!!).

Assumimos que desconhecemos o primeiro algarismo tanto de x quanto de y (na realidade não sabemos mesmo...). Vamos descobrir a partir do segundo em diante.

Bom, como x > y e estamos interessados na menor diferença entre os dois, devemos escolher os algarismos seguintes de maneira que 'forcemos' x a ser o menor valor possível e y a ser o maior valor possível. Tendo isso em mente, o segundo algarismo de x deve ser 0 (já que não pode ser o primeiro!), o terceiro 1, o quarto 2 e o quinto 3 e o segundo algarismo de y deve ser 9, o terceiro 8, o quarto 7 e o quinto 6. Logo

x = ? 0123 e y = ? 9876 obviamente para a diferença não ser um valor negativo x = 50123 e y = 49876!

Porém, acho que tem um jeito mais fácil de raciocinar sobre este problema, que consiste tentar encontrar o menor valor para x e o maior valor para y simultaneamente, de maneira que x > y e não se repita nenhum algarismo entre os dois números.

Dessa forma
O primeiro algarismo de x deve ser 5, pois se fosse 6, 7, 8 ou 9 não seria o menor possível e se fosse 4, 3, 2 ou 1 impediria y de ter o valor 4.
O primeiro algarismo de y deve ser 4, pois se fosse 0, 1, 2 ou 3 não seria o menor possível e se fosse 5, 6, 7, 8 ou 9 impediria x de ter o valor 5.

Essas duas premissas podem ser pensadas intuitivamente, principalmente na hora da prova, mas podem ser comprovadas por permutação de x e y (eu acho!):
x y x y x y ....
9 1 9 2 9 3 ....
8 1 8 2 8 3 ....
7 1 7 2 7 3 ....
... .... .....

De maneira semelhante ao raciocínio anterior, os algarismos seguintes a x seriam 0, 1, 2 e 3 e os seguintes a y seriam 9, 8, 7 e 6.

Espero ter ajudado!

Abraços
Tiago_Cariolano
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?