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PROBLEMA COM FRAÇÃO

PROBLEMA COM FRAÇÃO

Mensagempor Adriana Saisse » Ter Nov 08, 2011 17:08

NUMA VIAGEM, ADRIANE NOTOU QUE AO PARAR PELA PRIMEIRA VEZ O CARRO HAVIA GASTO 1/4 DO COMBUSTÍVEL​. AO PARAR PELA SEGUNDA VEZ, VERIFICOU QUE ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA PARADA O CARRO HAVIA GASTO 2/3 DO COMBUSTÍVEL QUE SOBRARA NA PRIMEIRA PARADA. COLOCOU ,ENTÃO , 39 LITROS DE COMBUSTÍVEL E O TANQUE FICOU CHEIO.

A) QUAL A FRAÇÃO QUE CORRESPONDE A QUANTIDADE DE LITROS QUE RESTARAM NO TANQUE DA 1a PARADA?
(13:33:56) Adriana_Sai​sse: B) QUAL FRAÇÃO CORRESPONDE AO COMBUSTÍVEL GASTO NO PERCURSO DA 1a ATÉ A 2a PARADA?
(13:35:22) Adriana_Sai​sse: C) QUAL FRAÇÃO CORRESPONDE AO COMBUSTÍVEL GASTO DA SAÍDA ATÉ A 2a PARADA?
(13:36:03) Adriana_Sai​sse: D) QUAL FRAÇÃO CORRESPONDE AO COMBUSTÍVEL QUE HAVIA NO TANQUE NA 2a PARADA?
(13:36:35) Adriana_Sai​sse: E)QUANTOS LITROS CABEM NO TANQUE DO CARRO DE ADRIANE?
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Re: PROBLEMA COM FRAÇÃO

Mensagempor Neperiano » Ter Nov 08, 2011 17:17

Ola

Gastou 25% do combustivel na primeira vez

Na segunda parada havia gasto 66%

Então no total gastou 25+66=91%

Então 91% é 39 litros logo

91 - 39
100 - x
x = 42,85 litros é 100% do tanque

Tente resolver agora as questões

Atenciosamente
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Re: PROBLEMA COM FRAÇÃO

Mensagempor Adriana Saisse » Ter Nov 08, 2011 17:59

Obrigada Neperiano, Foi uma questão de prova do Colégio Pedro II do 6 ano. E eu gostaria de ver outras resoluções. Atenciosamente, Adriana ;)
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Re: PROBLEMA COM FRAÇÃO

Mensagempor MarceloFantini » Ter Nov 08, 2011 18:56

Cuja resolução está errada. Se gastou um quarto do tanque, sobrou \frac{3x}{4}, onde x é o tanque cheio. Se gastou dois terços do que sobrou, então resta ao final \frac{x}{4}. Isto, adicionados 39 litros, é o tanque cheio e portanto \frac{x}{4} + 39 = x \implies x + 4 \cdot 4\cdot 39 = 4x \implies 3x = 4 \cdot 39 onde chegamos que x = 4 \cdot 13 = 52 litros.
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Re: PROBLEMA COM FRAÇÃO

Mensagempor Adriana Saisse » Ter Nov 08, 2011 21:09

ok Marcelo Fontini, vc é o cara a quem eu estava procurando. A solução do problema em fração :
a) 4/4 - 1/4 = 3/4
b) 2/3 * 3/4 = 1/2 ( não entendi o porque da multiplicação)
c) 1/4 + 1/2 = 3/4
d) 2/4
e) 3/4 = 39 , ou seja ;
39/3 = 13 * 4 = 52 litros
Esta correção foi feita pelo professor do Colégio Pedro II

A minha dúvida é o porque da multiplicação na resposta da letra b. Qdo o enunciado diz que: o carro havia gasto 2/3 de 3/4
E o início do enunciado diz que na 1a parada ele gastou 1/4 do combustível. Mas não diz qto havia no combustível de 4/4 e não informou que na saída o tanque estava cheio.
Atenciosamente, Adriana Saisse
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Re: PROBLEMA COM FRAÇÃO

Mensagempor MarceloFantini » Ter Nov 08, 2011 21:15

Se você não assumir que o tanque estava cheio, seu problema fica sem solução. É mal formulado, mas se você tentar resolver sem tomar essa hipótese provavelmente não conseguirá responder.
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Re: PROBLEMA COM FRAÇÃO

Mensagempor Adriana Saisse » Ter Nov 08, 2011 21:29

ok, muito obrigada! ;)
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Re: PROBLEMA COM FRAÇÃO

Mensagempor EMANUEL ROBSON » Qui Out 27, 2016 00:28

Adriana Saisse escreveu:NUMA VIAGEM, ADRIANE NOTOU QUE AO PARAR PELA PRIMEIRA VEZ O CARRO HAVIA GASTO 1/4 DO COMBUSTÍVEL​. AO PARAR PELA SEGUNDA VEZ, VERIFICOU QUE ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA PARADA O CARRO HAVIA GASTO 2/3 DO COMBUSTÍVEL QUE SOBRARA NA PRIMEIRA PARADA. COLOCOU ,ENTÃO , 39 LITROS DE COMBUSTÍVEL E O TANQUE FICOU CHEIO.

A) QUAL A FRAÇÃO QUE CORRESPONDE A QUANTIDADE DE LITROS QUE RESTARAM NO TANQUE DA 1a PARADA?
(13:33:56) Adriana_Sai​sse: B) QUAL FRAÇÃO CORRESPONDE AO COMBUSTÍVEL GASTO NO PERCURSO DA 1a ATÉ A 2a PARADA?
(13:35:22) Adriana_Sai​sse: C) QUAL FRAÇÃO CORRESPONDE AO COMBUSTÍVEL GASTO DA SAÍDA ATÉ A 2a PARADA?
(13:36:03) Adriana_Sai​sse: D) QUAL FRAÇÃO CORRESPONDE AO COMBUSTÍVEL QUE HAVIA NO TANQUE NA 2a PARADA?
(13:36:35) Adriana_Sai​sse: E)QUANTOS LITROS CABEM NO TANQUE DO CARRO DE ADRIANE?


GASTOU 1/4 DE 100% = 25%
GASTOU + 2/3 DO QUE SOBROU NA PRIMEIRA PARADA, LOGO, 100 - 25 = 75, 75.2/3 = 50%+25%= 75%
COLOCOU 39 LITROS E ENCHEU O TANQUE. SE 75% = 39 LITROS, 100% = X
75=39 75X=3.900, X= 3.900/75, X= 52 LITROS
100=X
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?