• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Não estou conseguindo entender essa questão?

Não estou conseguindo entender essa questão?

Mensagempor LuizCarlos » Qua Nov 02, 2011 13:02

Olá estou tentando resolver uma questão, mas não estou conseguindo!

Dois ângulos são adjacentes e suplementares. Um deles mede 40°.Quanto mede o ângulo formado por um dos lados desse ângulo com a bissetriz do suplementar? Fiz um desenho, mas não estou entendendo essa parte em que ele pergunta, quanto mede o ângulo formado por um dos lados desse ângulo com a bissetriz do suplementar?

Consegui entender assim: Se eles são adjacentes, então tem o vértice O e o segmento de reta OY em comum! como são suplementares, então a soma dos dois ângulos medem 180°, um deles mede 40°, que é o suplemento de 140°.

Mas a parte que pergunta, Quanto mede o ângulo formado por um dos lados desse ângulo com a bissetriz do suplementar? Não consegui entender o que ele pergunta?
Anexos
imagem.JPG
imagem.JPG (10.64 KiB) Exibido 1849 vezes
LuizCarlos
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Ter Jun 21, 2011 20:39
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: 1º ano do segundo grau
Andamento: cursando

Re: Não estou conseguindo entender essa questão?

Mensagempor fraol » Ter Dez 13, 2011 09:04

Olá Luiz,


O seu desenho é bastante elucidativo. Já a pergunta do problema dá margem a duas interpretações:


1) Um dos lados pode ser o lado x do seu desenho. A bissetriz do suplementar vale 70 graus ( = 140/2 ) e então o ângulo formado pelo lado e a bissetriz seria 40 + 70 = 110 graus.

2) Ou um dos lados seria o lado y do seu desenho. A bissetriz do suplementar vale 70 graus ( = 140/2 ) e então o ângulo formado pelo lado e a bissetriz seria 70 graus.

O que entendi é que em qualquer dos dois casos o ângulo de referência é o de 40 graus. Como ele tem dois lados e não foi definido o lado então temos duas situações a analisar.

É isso. Qualquer comentário manda pra cá.

Até mais,
Francisco.
fraol
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 392
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 20:08
Localização: Mogi das Cruzes-SP
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.