-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 478594 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 533997 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 497539 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 711979 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2132557 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por gustavoluiss » Ter Set 06, 2011 15:17
Um pêndulo simples de massa m = 0,3 kg e comprimento L = 0,80 m é abandonado na posição A , passando pela posição B com velocidade Vb = 3 m/s . Sabendo que cos = 0,8 calcule:
a) a velocidade na posição C;
b)a tração no fio na posição C;
resposta a ) 3,5
b)7,6 N
eu consigueria fazer a segunda se conseguisse fazer a primeira. pois sei que a tração no ponto mais baixo vai ser a peso + força centrípeta porém não consigo axar a velocidade no primeiro exercício,
No primeiro exercício não consigo é achar a altura A ou B como procedo? coloco na forma da energia mecânica , sabendo que energia potencial em c é nula pois é o ponto mais baixo. e fica
Ecc = Ecb + ecpb ou ecc = epa
não consigo achar nenhuma energia potencial , alguém em ajuda ?
desenho tá um pouco desproporcional,
alguém pode me ajuda ?
-
gustavoluiss
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 118
- Registrado em: Ter Nov 23, 2010 15:59
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Set 06, 2011 18:37
Adotando o ponto C como referência, temos que a altura no ponto B será
. Usando energia mecânica:
Energia potencial no final (ponto C) é zero, logo:
De onde sai que
. Substituindo numericamente, encontramos
.
Para o item b), no ponto mais baixo da trajetória temos que a soma resultante é
, e assim
. Substituindo numericamente, encontramos
.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por gustavoluiss » Ter Set 06, 2011 19:52
desculpa mais porque altura vai ser L - Lcosteta ???
Não intendi
-
gustavoluiss
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 118
- Registrado em: Ter Nov 23, 2010 15:59
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Set 06, 2011 20:05
Medido do teto, a altura da bolinha na posição C é o comprimento do fio, L. Quando a bolinha está na posição B, a altura em relação a sua posição será a componente vertical do fio, que é
. Assim, a distância menor que está embaixo, que é a que nós queremos, será a altura da posição C menos a altura da posição B.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por gustavoluiss » Ter Set 06, 2011 20:13
Quando a bolinha está na posição B, a altura em relação a sua posição será a componente vertical do fio, que é L
tem alguma explicação para isso ?
-
gustavoluiss
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 118
- Registrado em: Ter Nov 23, 2010 15:59
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Set 06, 2011 23:28
Trace uma paralela a horizontal que passa pela bolinha e pela vertical da posição C. Você tem um triângulo retângulo de hipotenusa L e um dos angulos
tal que
. Seja h o cateto na vertical, então temos
. Tente desenhar e visualizará melhor.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por gustavoluiss » Qua Set 07, 2011 01:55
que isso amigo não sei se é falha minha mais não consegui imaginar esse plano que você falo, eu intendi o que você falo mais não me veio a imagem a cabeça pode desenhar no paint ? e posta no imageshak
-
gustavoluiss
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 118
- Registrado em: Ter Nov 23, 2010 15:59
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- O potencial elétrico do ponto (x,y) Ajudem...
por Silva339 » Ter Mai 07, 2013 18:02
- 5 Respostas
- 2867 Exibições
- Última mensagem por young_jedi
Qua Mai 08, 2013 21:39
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Gravitação] Conservação de Energia
por ARCS » Qui Out 18, 2012 01:18
- 1 Respostas
- 1277 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini
Qui Out 18, 2012 08:56
Fundamentos de Mecânica
-
- [energia mecânica] Figura desenhada ...
por gustavoluiss » Ter Set 06, 2011 00:01
- 1 Respostas
- 1803 Exibições
- Última mensagem por Neperiano
Ter Set 06, 2011 14:53
Álgebra Elementar
-
- [DESAFIO DE PROBABILIDADE 2] Energia de uma feixe
por PTuga » Sáb Out 26, 2013 18:16
- 0 Respostas
- 1190 Exibições
- Última mensagem por PTuga
Sáb Out 26, 2013 18:16
Probabilidade
-
- [Derivada] ajuda para achar quais pontos a função é diferenc
por leohapo » Seg Nov 21, 2016 17:46
- 1 Respostas
- 6819 Exibições
- Última mensagem por adauto martins
Sáb Dez 10, 2016 11:18
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.