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[Variação Percentual]

[Variação Percentual]

Mensagempor Wilson Rogerio Braun » Sex Ago 26, 2011 21:29

Em um determinado município a proporção de óbitos em crianças de 0 a 9 anos do sexo masculino por doenças infecciosas foi de 9,3 no período de 1997 a 2003 e 8,1 no período de 2003 a 2008. Tenho observado muitos estudos que se utiliza a variação % para comparar proporções desta natureza. Desta forma, teríamos uma variação de -12,4%. A dúvida é: como interpretar o resultado caso a proporção do período inicial 1997_2003 fosse 0 (zero)?
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Re: [Variação Percentual]

Mensagempor Neperiano » Sáb Ago 27, 2011 12:46

Ola

Para saber a variação de dados quantitativos, se usa o coeficiente de variação que é dado por

CVP=(desvio padrão) / média, vezes 100

Se a variação é 0, é sinal que os dados se mantiverem constantes isto é continua o mesmo número de obitos, por exemplo

Quarquer duvida

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Re: [Variação Percentual]

Mensagempor Wilson Rogerio Braun » Sáb Ago 27, 2011 23:50

Neperiano escreveu:Ola

Para saber a variação de dados quantitativos, se usa o coeficiente de variação que é dado por

CVP=(desvio padrão) / média, vezes 100

Se a variação é 0, é sinal que os dados se mantiverem constantes isto é continua o mesmo número de obitos, por exemplo

Quarquer duvida

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Olá,
então nesta situação não teríamos como efetuar a comparação dos dois períodos de 6 anos? Entendo que para calcularmos o desvio padrão precisaríamos do número de óbitos de cada ano.
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Re: [Variação Percentual]

Mensagempor Neperiano » Dom Ago 28, 2011 00:20

Ola

Não entendi sua colocação, mas vou tentar explicar

Se fosse 0%, não é que não poderiamos comparar, poderiamos só que a variação seria 0, ou seja se manteve constante a variação, mas cuidado isso não quer dizer que a média se manteve constante só quer dizer que a divisao do desvio padrão pela média, que é chamado de coeficiente de variação, se manteve constante.

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Re: [Variação Percentual]

Mensagempor Wilson Rogerio Braun » Seg Ago 29, 2011 13:59

Olá,
obrigado pelo retorno e desculpe-me se não fiz entender. Anexo incluo um estudo com esta metodologia de comparação de dois resultados através da Variação %, porém o indicador é o Coeficiente de Mortalidade Infantil. No caso que estamos discutindo é a Proporção, sendo: "a comparação da proporção de doenças infecciosas e parasitárias entre dois períodos". O que me chamou a atenção é aplicação da "Variação %" quanto a interpretação do resultado quando não temos a ocorrência de um evento no período anterior, no caso em tela, se não tivéssemos ocorrência de doenças infecciosas e parasitárias no período 1998_2002 e no período de 2003 a 2008 verificássemos alguma proporção deste grupo de doenças, como fica a interpretação matemática? Exemplificando: se eu tenho 1 caso e passo a ter 2 tive um incremento de 100%; se tenho 2 e passo a ter 1 tive uma redução de -50%; se tenho 1 caso e passo a não ter mais ocorrências tenho uma redução de 100%; agora se não tenho casos "0" e passo a ter 1 ocorrência, como fica a fórmula? Se aplicarmos a Variação % temos #DIV/0!. Saliento que nesse caso estamos tratando no contexto das causas de óbitos em crianças de 0 a 9 anos, sendo a FRAÇÃO que representaram as doenças infecciosas e parasitárias nos períodos expostos, já no estudo anexo, trata-se do risco da criança menor de 1 ano ir ao óbito.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?