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[Variação Percentual]

[Variação Percentual]

Mensagempor Wilson Rogerio Braun » Sex Ago 26, 2011 21:29

Em um determinado município a proporção de óbitos em crianças de 0 a 9 anos do sexo masculino por doenças infecciosas foi de 9,3 no período de 1997 a 2003 e 8,1 no período de 2003 a 2008. Tenho observado muitos estudos que se utiliza a variação % para comparar proporções desta natureza. Desta forma, teríamos uma variação de -12,4%. A dúvida é: como interpretar o resultado caso a proporção do período inicial 1997_2003 fosse 0 (zero)?
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Re: [Variação Percentual]

Mensagempor Neperiano » Sáb Ago 27, 2011 12:46

Ola

Para saber a variação de dados quantitativos, se usa o coeficiente de variação que é dado por

CVP=(desvio padrão) / média, vezes 100

Se a variação é 0, é sinal que os dados se mantiverem constantes isto é continua o mesmo número de obitos, por exemplo

Quarquer duvida

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Re: [Variação Percentual]

Mensagempor Wilson Rogerio Braun » Sáb Ago 27, 2011 23:50

Neperiano escreveu:Ola

Para saber a variação de dados quantitativos, se usa o coeficiente de variação que é dado por

CVP=(desvio padrão) / média, vezes 100

Se a variação é 0, é sinal que os dados se mantiverem constantes isto é continua o mesmo número de obitos, por exemplo

Quarquer duvida

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Olá,
então nesta situação não teríamos como efetuar a comparação dos dois períodos de 6 anos? Entendo que para calcularmos o desvio padrão precisaríamos do número de óbitos de cada ano.
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Re: [Variação Percentual]

Mensagempor Neperiano » Dom Ago 28, 2011 00:20

Ola

Não entendi sua colocação, mas vou tentar explicar

Se fosse 0%, não é que não poderiamos comparar, poderiamos só que a variação seria 0, ou seja se manteve constante a variação, mas cuidado isso não quer dizer que a média se manteve constante só quer dizer que a divisao do desvio padrão pela média, que é chamado de coeficiente de variação, se manteve constante.

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Re: [Variação Percentual]

Mensagempor Wilson Rogerio Braun » Seg Ago 29, 2011 13:59

Olá,
obrigado pelo retorno e desculpe-me se não fiz entender. Anexo incluo um estudo com esta metodologia de comparação de dois resultados através da Variação %, porém o indicador é o Coeficiente de Mortalidade Infantil. No caso que estamos discutindo é a Proporção, sendo: "a comparação da proporção de doenças infecciosas e parasitárias entre dois períodos". O que me chamou a atenção é aplicação da "Variação %" quanto a interpretação do resultado quando não temos a ocorrência de um evento no período anterior, no caso em tela, se não tivéssemos ocorrência de doenças infecciosas e parasitárias no período 1998_2002 e no período de 2003 a 2008 verificássemos alguma proporção deste grupo de doenças, como fica a interpretação matemática? Exemplificando: se eu tenho 1 caso e passo a ter 2 tive um incremento de 100%; se tenho 2 e passo a ter 1 tive uma redução de -50%; se tenho 1 caso e passo a não ter mais ocorrências tenho uma redução de 100%; agora se não tenho casos "0" e passo a ter 1 ocorrência, como fica a fórmula? Se aplicarmos a Variação % temos #DIV/0!. Saliento que nesse caso estamos tratando no contexto das causas de óbitos em crianças de 0 a 9 anos, sendo a FRAÇÃO que representaram as doenças infecciosas e parasitárias nos períodos expostos, já no estudo anexo, trata-se do risco da criança menor de 1 ano ir ao óbito.
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Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: shaft - Qua Jun 30, 2010 17:30

2x+5=\left(x+m\right)²-\left(x-n \right)²

Então, o exercicio pede para encontrar {m}^{3}-{n}^{3}.

Bom, tentei resolver a questão acima desenvolvendo as duas partes em ( )...Logo dps cheguei em um resultado q nao soube o q fazer mais.
Se vcs puderem ajudar !


Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: Douglasm - Qua Jun 30, 2010 17:53

Bom, se desenvolvermos isso, encontramos:

2x+5 = 2x(m+n) + m^2-n^2

Para que os polinômios sejam iguais, seus respectivos coeficientes devem ser iguais (ax = bx ; ax² = bx², etc.):

2(m+n) = 2 \;\therefore\; m+n = 1

m^2-n^2 = 5 \;\therefore\; (m+n)(m-n) = 5 \;\therefore\; (m-n) = 5

Somando a primeira e a segunda equação:

2m = 6 \;\therefore\; m = 3 \;\mbox{consequentemente:}\; n=-2

Finalmente:

m^3 - n^3 = 27 + 8 = 35

Até a próxima.