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Uerj 2001 - questão sobre conjuntos

Uerj 2001 - questão sobre conjuntos

Mensagempor sspmat61 » Qui Mar 10, 2011 15:16

"Um grupo de alunos de uma escola deveria visitar o Museu de Ciência e o Muse de História da cidade. Quarenta e oito alunos foram visitar pelos menos um desses museus. 20% dos que foram ao de Ciências visitaram o museu de História e 25% dos que foram ao de História visitaram também o de Ciência.
Calcule o número de alunos que visitaram os dois museus."

Na frase "Quarenta e oito alunos foram visitar pelo menos um desses museus." eu entendo que número de elementos de C + número de elementos de H - número de elementos da intersecção de C e H é igual a 48. E, se não fiz a coisa errada, numa planilha de excel, não achei parâmetros para que a resposta seja 6 alunos conforme o gabarito fornecido para esta questão.

O que estou fazendo de errado ??? Peço ajuda.

Abs,
Sérgio.
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Re: Uerj 2001 - questão sobre conjuntos

Mensagempor Fabricio dalla » Qui Mar 10, 2011 20:23

hahaha essa questao caiu na minha primeira prova discursiva o ano passado e eu tinha errado kkkk

mas vamos la:
a grande sacada dessa questão para poder resolve-la e perceber que os 20% do museu de ciencias e igual aos 25% do museu de historia
sendo assim :
numero de pessoas do museu de ciencias=x
numero de pessoas do museu de historia=y
W=numero de pessoas que visitam os 2 museus

(0,2x=0,25y=w)

x=0,25y/0,2. tem-se x=1,25y
entao fiz uma regra de 3 para achar w
x------->1,25y
0,2x------>W
tem-se w=0,25y
agora e so substituir

logo:. 0,8x + w + 0,75y =48

0,8(1,25y) + 0,25y + 0,75y = 48
y + y = 48
2y = 48,y=24

agora faz outra regra de 3 q acha a resposta

24 pessoas do museu de historia --------->100%
Z pessoas do museu de historia ----------->25%
Z =6
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Re: Uerj 2001 - questão sobre conjuntos

Mensagempor sspmat61 » Sex Mar 11, 2011 18:07

O grande lance é exatamente este. Ontem, com calma, discutindo a questão com uma colega, ela enxergou e eu não. Que raiva, hehehehe... Nem me toquei que os 20% de um seria igual aos 25% do outro.
Daí seria c/5=h/4. Tirando H em função de c vem c=5h/4. Logo C+H-H/4 é semelhante a 5H/4 + H - H/4 = 48. Resolvendo temos h=24. Resultando em H/4=6

Fiquei com raiva da bobeira que dei ao não perceber que o "x" da questão era reconhecer a igualdade das duas porcentagens. Hgf...
Obrigado pela participação.

Um forte abraço.

Sérgio.
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Re: Uerj 2001 - questão sobre conjuntos

Mensagempor Pedro123 » Sex Mar 11, 2011 20:50

Pois é ne fabricio, nao me lembre dessa questão, so a gente sabe a confusão que essa questão deu la no colégio hahuahushs
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Re: Uerj 2001 - questão sobre conjuntos

Mensagempor Abelardo » Sex Mar 11, 2011 22:43

Linda resolução! Consegui resolver, mas foi uma resolução mais demorada!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?