• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Ajuda fatoração algébrica

Ajuda fatoração algébrica

Mensagempor lucas7 » Ter Fev 15, 2011 19:53

Boa noite, esse é meu primeiro post aqui no fórum, estou aprendendo matemática como auto-didata para o vestibular e esse fórum parece ter caído como uma luva para mim. Eu sofro tendo dúvidas matemáticas e ninguém para perguntar, acredito que minha questão seja meio simples, porém preciso entender aonde estou errando para poder seguir adiante:

Preciso fatorar, simplificar essa fração:

\frac{4a^2x-b^2x}{2ax^2+bx^2}

Não consigo achar um fator comum para fatorar ambas, mas cortando os expoentes eu chego ao resultado \frac{2a-b}{x^2}, e no gabarito a resposta é \frac{2a-b}{x}

Alguém pode resolver esse exercício de uma maneira que eu entenda todo o processo??? Muito obrigado.

Essa aqui também:
\frac{12a^2-3my^2}{8am-4my}

Eu acho que o minha dificuldade é com o sinal de soma e subtração.
O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada.
Johann Goethe
lucas7
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Fev 15, 2011 19:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Controle e Automação
Andamento: cursando

Re: Ajuda fatoração algébrica

Mensagempor Renato_RJ » Ter Fev 15, 2011 20:50

Opa, tudo bem ??
Vamos ver se posso te ajudar:

\frac{4ax^2 - b^2x}{2ax^2 + bx^2} \Rightarrow \, \frac{(2a -b) \cdot (2a + b) \cdot x}{(2a + b) \cdot x^2} \Rightarrow \, \frac{2a -b}{x}

A segunda questão não está faltando nada ??

[ ]'s
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando

Re: Ajuda fatoração algébrica

Mensagempor lucas7 » Ter Fev 15, 2011 21:35