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Exercicios

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Mensagempor Renks » Ter Fev 15, 2011 17:13

(UFF) Em cada uma das duas urnas,A e B, ha apernas,bolas brancas e azuis.
Sabe-se que 60% das bolas contidas em A sao Brancas e que 50% das bolas contidas em B sao azuis.As duas urnas juntas contem 500 bolas, das quais 44% sao azuis.Determine quantas bolas ha em cada urna.


urna A tem 0.6 brancas e 0.4 azuis urna B tem 0.5 de cada cor de 500 bolas 44% sao azuis entao achei que B.azul total= 220 B.branca total = 280
tentei por regra de 3 achar a quantia de bolas azuis e brancas em cada urna,mas encontrei valores quebrados cuja soma nao da 500.
gostaria de ver um metodo para resolver.

gabarito Urna A=300 Urna B =200
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Re: Exercicios

Mensagempor DanielFerreira » Qui Fev 17, 2011 16:23

Olá Renks,
(UFF) Em cada uma das duas urnas,A e B, ha apernas,bolas brancas e azuis.
Sabe-se que 60% das bolas contidas em A sao Brancas e que 50% das bolas contidas em B sao azuis.As duas urnas juntas contem 500 bolas, das quais 44% sao azuis.Determine quantas bolas ha em cada urna.

Total de bolas azuis:
44% * 500 = 220

Total de bolas vermelhas:
500 - 220 = 280

Bolas em "B":
\frac{50}{100} . B = azuis

\frac{50}{100} . B = brancas

Bolas em "A":
\frac{60}{100} . B = brancas

\frac{40}{100} . B = azuis

Agora, somemos as quantidades de bolas azuis e brancas com suas respectivas urnas.
Urna A:

\frac{50B}{100} + \frac{60A}{100} = 280


Urna B:

\frac{50B}{100} + \frac{40A}{100} = 220


resolvendo esse sistema, multiplicando por (- 1) a 2ª equação:

\frac{50B}{100} - \frac{50B}{100} + \frac{60A}{100} - \frac{40A}{100} = 280 - 220

\frac{60A}{100} - \frac{40A}{100} = 60

\frac{20A}{100} = 60

A = 300

Então, 500 - 300 =
200 = B
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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Re: Exercicios

Mensagempor Renks » Dom Fev 20, 2011 19:36

Muito obrigado.
Renks
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Re: Exercicios

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 22, 2011 16:37

:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?