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Multiplos

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Mensagempor loran » Qua Dez 15, 2010 18:02

Estou estudando com meu filho de 12 anos para a prova de recuperação amanhã, 16/12, e tenho a seguinte duvida:

Qual o menor numero que devemos adicionar a 1440 para obter um numero multiplo de 23 ??

Nós dividimos 1440 por 23 = 62 e sobra 14.

A principio, nós fomos precipitados e somamos 14 a 1440 = 1454, mas vimos que está errado (1454/23 = 63,21) e que o certo seria subtrair 14 de 23 e somar o resultado 9 a 1440 = 1449 que dividido por 23 dá exatamente 63.

Esta operação 23-14 = 9 é regra ?? Porque isso ??
loran
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Re: Multiplos

Mensagempor MarceloFantini » Qui Dez 16, 2010 00:15

Uma divisão pode ser expressada por:

\text{dividendo} = \text{quociente} \cdot \text{divisor} + \text{resto}

Quando um número é divisível por outro, o resto é zero. Então, se você encontrar um resto diferente de zero (e lembre-se que o resto é um número que não é divisível pelo divisor). Quando o problema fala qual o menor número que somado ao número dado torna-se divisível por 23 que dizer encontre o menor número que somado ao resto seja divisível por 23. Por isso que somou-se 9, pois 14+9=23.

Espero que tenha entendido.
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: shaft - Qua Jun 30, 2010 17:30

2x+5=\left(x+m\right)²-\left(x-n \right)²

Então, o exercicio pede para encontrar {m}^{3}-{n}^{3}.

Bom, tentei resolver a questão acima desenvolvendo as duas partes em ( )...Logo dps cheguei em um resultado q nao soube o q fazer mais.
Se vcs puderem ajudar !


Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: Douglasm - Qua Jun 30, 2010 17:53

Bom, se desenvolvermos isso, encontramos:

2x+5 = 2x(m+n) + m^2-n^2

Para que os polinômios sejam iguais, seus respectivos coeficientes devem ser iguais (ax = bx ; ax² = bx², etc.):

2(m+n) = 2 \;\therefore\; m+n = 1

m^2-n^2 = 5 \;\therefore\; (m+n)(m-n) = 5 \;\therefore\; (m-n) = 5

Somando a primeira e a segunda equação:

2m = 6 \;\therefore\; m = 3 \;\mbox{consequentemente:}\; n=-2

Finalmente:

m^3 - n^3 = 27 + 8 = 35

Até a próxima.