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[m.m.c.] Problemas para ajudar uma criança!

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Mensagempor aline1805 » Seg Jun 23, 2008 19:56

Oi!

Estou tentando ajudar uma criança... e não sei por onde começo a explicar. Será que vocês podem me ajudar? Eis o primeiro problema:

1)Rosa mora sozinha em uma cidade a 200 quilômetros de distância de seus sobrinhos Roberto,Mário e Rosana.Para evitar que a tia Rosa fique muito tempo só,seus sobrinhos combinaram de visitá-lá da seguinte forma:Roberto costuma visitá-lá de 12 em 12 dias,Mário de 20 em 20 dias e Rosana de 18 em 18 dias. Supondo que eles se encontram hoje na casa da tia Rosa,daqui a quantos dias será o novo encontro?

Os outros são do mesmo 'estilo', acho que se vocês puderem me ajudar a 'montar' a solução deste eu consigo os outros...!

Obrigada!!!!!!!
aline1805
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Re: Problemas para ajudar uma criança!

Mensagempor Molina » Ter Jun 24, 2008 00:34

aline1805 escreveu:Oi!

Estou tentando ajudar uma criança... e não sei por onde começo a explicar. Será que vocês podem me ajudar? Eis o primeiro problema:

1)Rosa mora sozinha em uma cidade a 200 quilômetros de distância de seus sobrinhos Roberto,Mário e Rosana.Para evitar que a tia Rosa fique muito tempo só,seus sobrinhos combinaram de visitá-lá da seguinte forma:Roberto costuma visitá-lá de 12 em 12 dias,Mário de 20 em 20 dias e Rosana de 18 em 18 dias. Supondo que eles se encontram hoje na casa da tia Rosa,daqui a quantos dias será o novo encontro?

Os outros são do mesmo 'estilo', acho que se vocês puderem me ajudar a 'montar' a solução deste eu consigo os outros...!

Obrigada!!!!!!!


Bom, eu resolveria por mdc: mdc(12,20,18)=180
Dessa forma 12x = 180 ; 20y = 180 ; 18z = 180
Sai por equação básica os valores de x, y e z
(que nem importam muito no problema, é verdade)
Porém, no enunciado colocasse "criança".
Fica muito vago pq nao sei o conteúdo que essa "criança"
ja aprendeu.

Outro modo é visualizando um pouco mais algebricamente:
Mário de 20 em 20 dias, acarreta em números com o final zero
ou seja, os outros dois visitantes tambem terao que ter final zero:
20 em 20 tem final zero em (20,...,140,160,180, etc.)
12 em 12 tem final zero em (60, 120, 180, 240, etc.) e
18 em 18 tem final zero em (90, 180, 270, etc.)

Espero ter ajudado.
Diga a idade e o nível escolar que ajuda muito.
Bom estudo!
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Re: Problemas para ajudar uma criança!

Mensagempor Molina » Ter Jun 24, 2008 00:40

Errata: onde se lê mdc é mmc
Sempre troco as bolas com os dois.
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Re: Problemas para ajudar uma criança!

Mensagempor Roberta » Ter Jun 24, 2008 12:39

Olá! Também pelo mesmo processo (mmc) só que fazendo por fatoração! Foi como aprendi qdo era criança e uso até hoje:

Coloque os 3 nr: 12, 20, 18 e fatore-os, assim: 12= 2x2x3 ; 20= 2x2x5 ; 18= 2x3x3 ....
Agora pegue os nrs com o maior nr de repetiçao: 2^2x3^2x5 = 4x9x5 = 180 :-)

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Re: Problemas para ajudar uma criança!

Mensagempor Roberta » Ter Jun 24, 2008 13:15

PS: ah, desculpe a intromissão hein molina... vc que é a fera em mat...
Eu só quis indicar uma forma mais fácil ... ;-) valeu?

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Re: Problemas para ajudar uma criança!

Mensagempor Molina » Ter Jun 24, 2008 13:40

Roberta escreveu:PS: ah, desculpe a intromissão hein molina... vc que é a fera em mat...
Eu só quis indicar uma forma mais fácil ... ;-) valeu?

Roberta.gmail


nao tem do que voce se desculpar Roberta.
isso daqui é um forum e quanto mais respostas
forem dada, melhor é pra quem estiver perguntando.

:)
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Re: [m.m.c.] Problemas para ajudar uma criança!

Mensagempor lopes » Sáb Jun 20, 2009 04:09

Sabe se que o número 2{13}^{}-1 é primo.Seja m=2{17}^{}-16.No conjunto dos números naturais o número de divisores de m é?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?