-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 476475 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 527375 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 490908 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 693554 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2099152 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por henrico » Ter Out 05, 2010 21:16
essoal vou mostrar um enuciado e sua solução para poder fazer minha pergunta encima desta solução:
duas pessoas levam 5 horas para executarem uma tarefa, sabendo-se que cada uma trabalhou isoladamente e a primeira pessoa levou a metade do tempo da segunda pessoa, calcule o tempo que a primeira pessoa levou para realizar essa tarefa
resolução:
(x + y) *5 = 1
x*(t/2) = 1
y*t = 1
bom dai se pegar as duas equações isolar x e y é so substituir na primeira equação beleza
MINHA DUVIDA:
(x + y) *5 = 1 eu entendo poruqe o x e o y estão se somando pois são da mesma dimensão so nao entendo o poruqe da multiplicação com o 5, o que essa sentença diz quando multiplica por 5
assim como
x*(t/2) = 1 o que essa sentença diz quando o x multiplica o (t/2) essa é a minha duvida e nao a resolução do calculo quero saber quando aplicar multiplicação ou divisão pois nao me parece ser tão simples assim eu pesno que se multiplica valores onde suas medidas são de dimensões diferentes mas nao estou certo disto
P.S eu não quero saber o calculo não apenas a questão do conceito de quando usar a multiplicação princeipalmente no exemplo citado!
-
henrico
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Ter Out 05, 2010 21:10
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: informatica
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Ter Out 05, 2010 23:21
Pessoalmente eu não acho a sua solução muito clara, se for a do livro está mal explicado, na minha humilde opinião. Eu faria assim:
Onde
é o tempo do primeiro e
o tempo do segundo.
Definindo como o primeiro sendo quem executa na metade do tempo, isso significa que
. Colocando na primeira equação:
Ou seja, ele leva 1 hora e 40 minutos pra executar essa tarefa.
Sinto não poder te ajudar amigo, pois também acho a solução apresentada muito complicada e confusa, para um problema simples.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Não estou conseguindo entender essa questão?
por LuizCarlos » Qua Nov 02, 2011 13:02
- 1 Respostas
- 1844 Exibições
- Última mensagem por fraol
Ter Dez 13, 2011 09:04
Álgebra Elementar
-
- Como aprender e entender matemática
por Bielto » Sáb Jul 14, 2012 13:55
- 8 Respostas
- 4991 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino
Dom Jul 15, 2012 13:18
Álgebra Elementar
-
- Entender as Comunidades de Entre-ajuda
por joaofonseca » Qui Jun 14, 2012 18:30
- 45 Respostas
- 36720 Exibições
- Última mensagem por admin
Ter Jul 17, 2012 15:43
Assuntos Gerais ou OFF-TOPIC
-
- [Matriz e determinante] Ajuda a entender o enunciado
por LAZAROTTI » Dom Jun 21, 2015 17:28
- 0 Respostas
- 0 Exibições
- Última mensagem por Visitante
Qua Dez 31, 1969 22:00
Matrizes e Determinantes
-
- [Matriz e determinante] Ajuda a entender o enunciado
por LAZAROTTI » Dom Jun 21, 2015 14:40
- 0 Respostas
- 0 Exibições
- Última mensagem por Visitante
Qua Dez 31, 1969 22:00
Matrizes e Determinantes
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.