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ajuda a entender essa matematica

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Mensagempor henrico » Ter Out 05, 2010 21:16

essoal vou mostrar um enuciado e sua solução para poder fazer minha pergunta encima desta solução:

duas pessoas levam 5 horas para executarem uma tarefa, sabendo-se que cada uma trabalhou isoladamente e a primeira pessoa levou a metade do tempo da segunda pessoa, calcule o tempo que a primeira pessoa levou para realizar essa tarefa

resolução:

(x + y) *5 = 1

x*(t/2) = 1

y*t = 1


bom dai se pegar as duas equações isolar x e y é so substituir na primeira equação beleza

MINHA DUVIDA:

(x + y) *5 = 1 eu entendo poruqe o x e o y estão se somando pois são da mesma dimensão so nao entendo o poruqe da multiplicação com o 5, o que essa sentença diz quando multiplica por 5

assim como

x*(t/2) = 1 o que essa sentença diz quando o x multiplica o (t/2) essa é a minha duvida e nao a resolução do calculo quero saber quando aplicar multiplicação ou divisão pois nao me parece ser tão simples assim eu pesno que se multiplica valores onde suas medidas são de dimensões diferentes mas nao estou certo disto




P.S eu não quero saber o calculo não apenas a questão do conceito de quando usar a multiplicação princeipalmente no exemplo citado!
henrico
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Re: ajuda a entender essa matematica

Mensagempor MarceloFantini » Ter Out 05, 2010 23:21

Pessoalmente eu não acho a sua solução muito clara, se for a do livro está mal explicado, na minha humilde opinião. Eu faria assim:

x+y=5

Onde x é o tempo do primeiro e y o tempo do segundo.

x =  \frac{y}{2}

Definindo como o primeiro sendo quem executa na metade do tempo, isso significa que y = 2x. Colocando na primeira equação:

x + y = x + (2x) = 5 \rightarrow 3x = 5 \rightarrow x = \frac{5}{3}

Ou seja, ele leva 1 hora e 40 minutos pra executar essa tarefa.

Sinto não poder te ajudar amigo, pois também acho a solução apresentada muito complicada e confusa, para um problema simples.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?