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[raiz quadrada] Dúvidas de Algebra

[raiz quadrada] Dúvidas de Algebra

Mensagempor Vitorio Bovi » Dom Abr 27, 2008 22:46

Olá Professor.
Estou com dúvida em um exercício de Cálculo Numérico/Álgebra Linear.Será que poderia me ajudar a resolver pois não estou conseguindo encontrar uma solução para o mesmo. Já assisti um video no youtube (sobre raiz quadrada) para ver se conseguia resolvê-lo.
É o seguinte:

1- Provar algebricamente que o método é eficaz no cálculo de raizes quadradas inteiras entre 10 e 99.

2- Dar um exemplo em que o método não é eficente.

Desde já muito obrigado.
abraço
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Re: Dúvidas de Algebra

Mensagempor admin » Dom Abr 27, 2008 22:56

Olá Vitorio, seja bem-vindo.
Embora nosso foco sejam dúvidas do ensino médio, posso sim tentar ajudá-lo.
Entretanto, acredito que faltou o enunciado, porque o "método" não foi especificado.

(seu tópico foi movido para o plantão de dúvidas; a área onde foi postado originalmente é para o repositório de materiais IME-USP)
Até mais.
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Re: Dúvidas de Algebra

Mensagempor Vitorio Bovi » Dom Abr 27, 2008 23:17

Olá Professor.
Então estou passando os demais exercícios, pois não possuo de mais nenhuma informação a não ser o site do youtube.
1- Determine utilizando exclusivamente o método explanado no vídeo recomendado ( br.youtube.com/results?search_query=raiz+quadrada&search_type=), a raiz quadrada de 48400.
2- Determine a raiz de 207025 utilizando o método acima citado.
3- Prove algebricamente que o método é eficaz no cálculo de raizes quadrada inteira entre 10 e 99.
4- Dê um exemplo em que o método não é eficiente.

OBS: Desconsidere por favor a mensagem anterior.
Os exercícios 1 e 2 eu resolvi sem problema algum, mas o 3 e 4 não consegui encontrar uma solução, pois o 4 está relacionado a questão 3.
Desde já muito obrigado.
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Re: Dúvidas de Algebra

Mensagempor admin » Dom Abr 27, 2008 23:59

Olá Vitorio.
OK, agora ficou claro que o método citado está em um vídeo.
Entretanto, o link que você informou retorna uma lista de vídeos cuja busca atende por "raiz quadrada".
Envie o link específico ao qual você se refere, para não haver dúvida de qual se trata.
Pensarei no problema assim que possível, após saber em qual vídeo está o método.

Até mais!
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Re: Dúvidas de Algebra

Mensagempor Vitorio Bovi » Seg Abr 28, 2008 08:44

Bom dia professor.
O vídeo do youtube é o primeiro ( http://www.mabcalculo.com - Raiz Quadrada
http://www.mabcalculo.com - Raiz Quadrada
Raiz Quadrada. Utilizada para concursos públicos, CESP - UNB, Fundação Carlos Chagas, Vunesp, Cálculo Integral fácil....www.mabcalculo.com Raiz ).
Desde já
Muito obrigado.
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Re: Dúvidas de Algebra

Mensagempor admin » Seg Abr 28, 2008 23:51

Olá.
Então, este é o link do vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=TBcybdDvXKw

Vitorio, duas modestas sugestões:

A primeira, na tentativa de provar este método de obtenção da raiz quadrada inteira de x, x \in \math{N}, escreva x como potências de bases 10.
Para o caso 100 \leq x \leq 961:

1 \leq c \leq 9

0 \leq d,u \leq 9

Onde c,d,u \in \math{N}, caracterizam centena, dezena e unidade, respectivamente.

x=c\cdot 10^2 + d\cdot 10^1 + u \cdot 10^0

\sqrt{x}=\sqrt{c\cdot 10^2 + d\cdot 10 + u}

O método manipula c, u e suas raízes inteiras mais próximas.
Para o caso 1024 \leq x \leq 9801, considere analogamente m \in \math{N} para a milhar.



A segunda, desconheço a intenção e/ou necessidade deste exercício, mas, não convém canalizar seus estudos para estes "truques" ou atalhos, pois fogem ao verdadeiro caminho - sem fim - do aprendizado matemático.


Bons estudos!
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Re: Dúvidas de Algebra

Mensagempor Vitorio Bovi » Ter Abr 29, 2008 19:51

Boa Noite Professor.
Obrigado pela sua atenção em relção as minhas dúvidas.
Desejo a toda sua equipe sucesso em seus trabalhos.Fiquem com Deus.
Abraços
Vitorio Bovi
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?