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resolução de problema de matemática

resolução de problema de matemática

Mensagempor mauro arkader » Dom Abr 06, 2008 01:30

gostaria de obter respostas para algumas questões que minha filha tem q responder e eu estou fora do ensino de matemática há muitos anos, teria como me ajudar?
grato.

Em uma loja, os bombons são vendidos em pacotes de três tamanhos: pequenos, médios e grandes. O conteúdo de 12 embalagens pequenas é equivalente ao de 5 embalagens médias, e o conteúdo de 3 embalagens médias é o mesmo que o de 2 embalagens grandes. Se a embalagem grande pesa 180 g, quanto pesa uma embalagem pequena?

Caminhando com uma velocidade média de 8 km/h espero levar 10 minutos para dar uma volta no parque. Ao término da volta, notei que levei 5 minutos a mais. Qual deveria ser minha velocidade média para concluir a volta em 10 minutos?
mauro arkader
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Re: resolução de problema de matemática

Mensagempor admin » Dom Abr 06, 2008 07:44

Olá Mauro, seja bem-vindo!


No primeiro exercício, os pesos das embalagens são incógnitas. O enunciado fornece a informação de como os 3 pesos se relacionam, depois fornece o peso da embalagem pequena.

Vamos nomear nossas variáveis:
p: peso da embalagem pequena
m: peso da embalagem média
g: peso da embalagem grande

Vamos representar este trecho em duas equações:
O conteúdo de 12 embalagens pequenas é equivalente ao de 5 embalagens médias, e o conteúdo de 3 embalagens médias é o mesmo que o de 2 embalagens grandes


\begin{matrix}
   12p = 5m & \;\;(1) \\ 
   3m = 2g & \;\;(2) 
\end{matrix}

Da equação (1) obtemos que:
m=\frac{12p}{5}

Vamos substituir o valor de m na equação (2):
3\cdot\frac{12p}{5} = 2g

p = \frac{2\cdot 5\cdot g}{3\cdot 12}

p = \frac{5\cdot g}{3\cdot 6}

p = \frac{5g}{18}

Aqui, utilizamos o dado:
... a embalagem grande pesa 180 g,...


p = \frac{5 \cdot 180}{18} = 5 \cdot 10 = 50 g

Portanto, a embalagem pequena pesa 50 g.





O segundo exercício podemos resolver com uma regra de três, apenas tomando cuidado pois velocidade média e tempo gasto são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a velocidade média, menor o tempo gasto, quanto menor a velocidade média, maior o tempo gasto.

Este detalhe de que as grandezas são inversamente proporcionais deve ser considerado na regra prática "regra de três", em outras palavras, uma grandeza deve ser equivalente ao inverso da outra.
Exemplos:
O inverso de 2 é \frac12

O inverso de \frac25 é \frac{1}{\frac{2}{5}} que é igual a \frac52


Sendo:
v_1: velocidade média da volta dada
t_1: tempo gasto na volta dada
v: velocidade média procurada
t: tempo gasto com a velocidade média procurada


São dados:
v_1 = 8 \frac{km}{h}

t_1 = 15 min



A regra de três:
\left\{
\begin{matrix}
v_1 & \;\;\; & t_1\\ \\
v & \;\;\; & t
\end{matrix}
\right.
(lê-se: v_1 equivale a t_1, assim como v equivale a t)


\left\{
\begin{matrix}
8 \frac{km}{h} & \;\;\; & \frac{1}{15min}\\ \\
v & \;\;\; & \frac{1}{10min}
\end{matrix}
\right.


Devemos converter o tempo de minutos para horas para manter a similaridade das unidades, pensando assim:
15 minutos equivalem a \frac14 de hora. E 10 minutos equivalem a \frac16 de hora.

Reescrevendo a regra de três:
\left\{
\begin{matrix}
8 \frac{km}{h} & \;\;\; & \frac{1}{\frac{1}{4}h}\\ \\
v & \;\;\; & \frac{1}{\frac{1}{6}h}
\end{matrix}
\right.

Repare que estamos mantendo as unidades propositalmente, pois elas sofrem as mesmas operações que os números e o resultado final de v já estará na unidade correta procurada que é \frac{km}{h}.

Fazendo os inversos antes da conta, apenas para facilitar:

\left\{
\begin{matrix}
8 \frac{km}{h} & \;\;\; & 4h\\ \\
v & \;\;\; & 6h
\end{matrix}
\right.


Forma final da regra de três - a conta propriamente dita:

v = \frac{8 \frac{km}{\cancel{h}} \cdot 6\cancel{h} }{4h}

v = \frac{8 \cdot 6}{4} \frac{km}{h}

v = 2 \cdot 6 \frac{km}{h}

v = 12 \frac{km}{h}

Que é a velocidade média procurada para concluir a volta em 10 minutos.



Espero ter ajudado!
Comente caso alguma dúvida surja durante a explicação para sua filha.

Bom domingo e até mais!
Fábio Sousa
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William Shakespeare
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.