• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[porcentagem - Fuvest] Resolução de problema

[porcentagem - Fuvest] Resolução de problema

Mensagempor boasorte » Qua Abr 02, 2008 12:33

Bom dia a todos. Gostaria, se possível for, de ver a resolução do problema abaixo:

(FUVEST) Numa certa população 18% das pessoas são gordas , 30% dos homens são gordos e 10% das mulheres são gordas . Qual a porcentagem de homens na população ?

Cordialmente,

Luiz Saldanha da Rocha
luizgsrocha@ig.com.br
boasorte
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Abr 02, 2008 11:50
Área/Curso: Estudante
Andamento: cursando

Re: Resolução de problema

Mensagempor admin » Qua Abr 02, 2008 13:31

Olá Luiz, seja bem-vindo!

É possível sim.
Mas antes, você prefere alguma dica? Quer comentar alguma eventual dificuldade?
Não sei sobre sua necessidade, mas assim talvez seja mais interessante, para você e para um futuro leitor.

Até mais.
Vamos conversando...
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Resolução de problema

Mensagempor admin » Seg Mai 26, 2008 16:18

(FUVEST) Numa certa população 18% das pessoas são gordas , 30% dos homens são gordos e 10% das mulheres são gordas . Qual a porcentagem de homens na população?


O primeiro passo na resolução é perceber que o enunciado fornece uma equação.

Nomeando as incógnitas:

h: fração de homens na população
m: fração de mulheres na população

A equação explícita então é esta:

0,18(h+m) = 0,3h + 0,1m

Vamos simplificá-la:

0,18h+0,18m = 0,3h + 0,1m

0,18m - 0,1m = 0,3h - 0,18h

0,08m = 0,12h \;\;\; (I)


Há também uma outra equação implícita no contexto, pois a população é constituída por homens e mulheres, logo:

h+m=1 \;\;\; (II)

De (I) e (II), temos um sistema linear:

\left\{
\begin{matrix}
0,08m = 0,12h & (I) \\
h+m=1 & (II) \\
\end{matrix}
\right.

De (I):

12h = 8m

h = \frac{2m}{3} \;\;\; (III)

De (II):

m = 1-h \;\;\; (IV)

Substituindo (IV) em (III):

h = \frac{2(1-h)}{3}

3h = 2-2h

5h = 2

h = \frac25

h = \frac{2\cdot 2}{5\cdot 2} = \frac{4}{10}

h = 0,4

Portanto, a porcentagem de homens na população é de 40%.
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: [porcentagem - Fuvest] Resolução de problema

Mensagempor Chelseazinha » Seg Set 22, 2008 16:26

Oi Fabio!
Eu gostaria de saber da onde você tirou o 2 !?

h=\frac{2*2}{5*2}

h=\frac{4}{10}
Chelseazinha
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Set 22, 2008 16:21
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: [porcentagem - Fuvest] Resolução de problema

Mensagempor admin » Ter Set 23, 2008 18:24

Olá Chelseazinha, boas-vindas!

Que bom que você se interessou e quis participar neste tópico que ficou sem interação.

Entendi sua dúvida, tentarei explicar.

Primeiro, note que poderíamos escrever assim diretamente, OK?

h = \frac25 = 0,4


Aquele procedimento foi apenas para exemplificar um modo prático de resolução "mental", sem efetuar a conta 2 dividido por 5 da forma usual.

Lembrando que \frac22 = 1.
Ou seja, multipliquei por um a fração dois quintos, de modo que ela permaneceu a mesma, assim:

h = \frac25 \cdot 1 = \frac25

Mas, como \frac22 = 1, temos:

h = \frac25 \cdot \frac22

Finalmente:

h = \frac{4}{10}

Para muitos pode parecer pior, mas é muito prático "mentalmente", pois dividir por 10 é muito mais simples, concorda?
Pode surgir uma nova dúvida: por que escolhi multiplicar por \frac22?
Resposta: para obter 10 no denominador da fração!

Outro exemplo: \frac{112}{25} = ?

:idea: Plano: obter 100 no denominador, multiplicando por \frac44, veja:

\frac{112}{25} \cdot \frac44 = \frac{448}{100} = 4,48

Rápido e prático!
Espero ter esclarecido.

Até mais!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: [porcentagem - Fuvest] Resolução de problema

Mensagempor gabrielgdr » Ter Ago 18, 2009 22:46

Olá, primeiro desculpem-me por ressuscitar o tópico.(Acabei achando ele pelo google)
Após analisar a resposta do problema, percebi o meu erro, eu acabei chamando 100% da população de X , e não de (H+M) e acabei ficando com 2 equações e 3 incógnitas. Achei genial o H+M = 1 (ou 100%).

Grato.
gabrielgdr
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Ago 18, 2009 22:21
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

 



Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.