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Congruência módulo

Congruência módulo

Mensagempor leticiapires52 » Qui Mar 17, 2016 15:10

Considerando a congruência módulo 4, escreva como é formado o sistema completo de restos, ou seja, as suas classes de equivalência.
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Re: Congruência módulo

Mensagempor adauto martins » Qui Mar 17, 2016 17:05

{Z}_{4}={4+kn...n,k \in Z}...
{Z}_{4}={{0}^{-},{1}^-,{2}^{-},{3}^{-}},onde...
{0}^{-}={4,8,12,16,...}
{1}^{-}={5,9,13,...}
{2}^{-}={6,10,14,...}
{3}^{-}={7,11,15,...}
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Re: Congruência módulo

Mensagempor leticiapires52 » Sex Mar 18, 2016 13:14

É necessário que escreva pelo menos 8 elementos em cada sistema.
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Re: Congruência módulo

Mensagempor adauto martins » Sex Mar 18, 2016 17:10

uma correçao...escrevi errado o {Z}_{4} ...{Z}_{4}={r+4k...r,k\in Z}...as outras classes sao dos negativos...quais sao?responda...obrigado
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Re: Congruência módulo

Mensagempor leticiapires52 » Sáb Mar 19, 2016 10:25

Um conjunto de m inteiros, m > 0, forma um sistema completo de restos módulo m denominando uma partição em classes de equivalência, que correspondem aos possíveis restos da divisão.
Lembrando que a congruência é uma relação de equivalência definida no conjunto Z.
Considerando a congruência módulo 4, escreva como é formado o sistema completo de restos, ou seja, as suas classes de equivalência. (É necessário que escreva pelo menos 8 elementos em cada sistema)
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Re: Congruência módulo

Mensagempor adauto martins » Sáb Mar 19, 2016 17:46

ah ta letIcia...é isso,sistemas completos de restos 4 congruos a {Z}_{4}...
{Z}_{4}={{0}^{-},{1}^{-},{2}^{-},{3}^{-}} é o menor sistema completo resto 4...

como exemplo A={-13,4,17,18},pois...
-13=3+(-4).4\equiv 3...4=0+4.1\equiv 0...17=1+4.4\equiv 1...18=2+4.4\equiv 2
ja B={0,4,8,12} nao é congruo a {Z}_{4},pois B\equiv{0},verifique!...
entao os {0,1,2,3},{1,2,3,0},{2,3,0,1},{3,0,1,2},{0,2,3,1},{0,3,1,2},{1,3,2,0},{1,2,0,3},{1,0,2,3},...existem 4!=24 conj.resto 4 q. formam os sistemas completos resto 4 congruos a Z4...
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Re: Congruência módulo

Mensagempor adauto martins » Sáb Mar 19, 2016 17:50

o numero certo é {2}^{4}=16 conj.congruos a Z4...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?