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Razão e proporção URGENTEEEE

Razão e proporção URGENTEEEE

Mensagempor my2009 » Qua Set 16, 2015 12:54

olá pessoal, por favor.. preciso resolver essa questão hoje... eu fiz e marquei a alternativa A), porém no gabarito está a alternatica C)
:?: :idea:
Uma marcenaria comprou caixas do parafuso A, com 50
unidades cada, e caixas do parafuso B, com 80 unidades
cada, em um total de 1240 parafusos. Sabendo-se que
o número de caixas compradas de A e de B foram diretamente
proporcionais a 3 e 2, respectivamente, é correto
afirmar que o número de parafusos do tipo A comprados
foi igual a
(A) 744.
(B) 640.
(C) 600.
(D) 540.
(E) 496.
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Re: Razão e proporção URGENTEEEE

Mensagempor Cleyson007 » Qua Set 16, 2015 20:04

Olá My2009, boa noite!

Quanto tempo hein.. Espero que esteja bem ;)

Para a alternativa "c" ser a correta o problema deveria ter dito "inversamente proporcional". Dessa forma, teríamos:

50x + 80y = 1240

x/3 = y/2

Resolvendo o sistema acima encontramos x = 12 e y = 8.

Para o tipo A ---> (50)*(12) = 600

Conheça melhor o nosso trabalho: viewtopic.php?f=151&t=13614

Bons estudos :y:
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Re: Razão e proporção URGENTEEEE

Mensagempor my2009 » Qui Set 17, 2015 20:32

Olá Cleyson, Obrigada por responder :y: :-D
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Re: Razão e proporção URGENTEEEE

Mensagempor biancaogcosta » Qui Jan 14, 2016 07:26

Bom dia!

Desculpe, mas eu não entendi por que x = 12 e y = 8 ?

Como chegou nesses números? Me perdi! Poderia me explicar por favor? Estou tentando resolver essa questão há horas!

Agradeço desde já! :rose:
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Re: Razão e proporção URGENTEEEE

Mensagempor Cleyson007 » Sex Jan 22, 2016 18:14

Olá Bianca!

Para encontrar os valores de x e y, respectivamente, basta resolver o sistema de equações de 1º grau.

Repare que da segunda equação --> x = 3y/2

Substitua esse valor na primeira equação e encontre o valor de y.

Encontrando o valor de y fica fácil! Para encontrar o valor de x, basta substituir o valor de y encontrado no passo anterior na equação x = 3y/2.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Bons estudos
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Re: Razão e proporção URGENTEEEE

Mensagempor biancaogcosta » Qui Jan 28, 2016 23:12

Primeiro tenho que achar o valor do y por meio da equação x=3y/2. E como eu resolvo essa equação? Poderia me mostrar por favor?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?