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[Potenciação] raiz de número negativo,sendo tudo ao quadrado

[Potenciação] raiz de número negativo,sendo tudo ao quadrado

Mensagempor Debora Bruna » Sex Jun 26, 2015 23:02

Minha vida foi sempre movida na frase de Sócrates "Só sei que nada sei", quanto mais eu estudo mais percebo que não sei de nada. :-P
Seguinte, sempre resolvi questões horrendas, mas hoje inventei tirar à prova do que estou fazendo e me confundi toda.
Problemas como esse, resolvia assim: (?-3)^2 = (corta o expoente com a raiz) = -3.
Mas sei que um número elevado a n é esse número multiplicado n vezes: (?-3)^2 = (?-3).(?-3)= (?-3.-3) = ?9 = 3. Viram? Deu 3 positivo. Assim eu lhes pergunto, onde foi que eu errei?
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Re: [Potenciação] raiz de número negativo,sendo tudo ao quad

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jun 27, 2015 14:30

Olá Débora, boa tarde!

Sua dúvida está relacionada ao estudo do módulo.

Supomos que queiramos encontrar a raiz quadrada de k^2, isto é \sqrt{k^2}. Veja o que acontece...

Resolução:

\\ \sqrt{k^2} = |k| \\\\ |k| = \begin{cases}k \;\; \text{se} \;\; k \geq 0 \\ - k \;\; \text{se} \;\; k < 0 \end{cases}


Outro exemplo:

\\ (\sqrt{- 4})^2= \\\\ \sqrt{(- 4)^2} = \\\\ \sqrt{16} = \\\\ |4| =

Uma vez que 4 \geq 0, temos que \boxed{|4| = + 4}

Vale ressaltar que não existe raiz quadrada de números negativos, em \mathbb{R}, por isso não podemos cortar a raiz com o expoente!
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: [Potenciação] raiz de número negativo,sendo tudo ao quad

Mensagempor Debora Bruna » Dom Jun 28, 2015 15:10

Muitíssimo obrigada danjr5 :y: , esse negócio de corta corta de alguns professores nunca dá certo não é msm?, mas enfim, nunca mais errarei!
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Re: [Potenciação] raiz de número negativo,sendo tudo ao quad

Mensagempor DanielFerreira » Dom Jun 28, 2015 16:01

Não há de quê e volte sempre!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?