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[idades] ajuda na resolução de exercicio

[idades] ajuda na resolução de exercicio

Mensagempor Mimizinha » Qui Mar 20, 2008 14:14

A diferença entre as idades de 2 pessoas e 15 anos. Daqui a dois anos, a mais velha tera o dobro da mais nova. Qual a idade de cada uma?

pessoa1 = x idade
pessoa2= y idade

daqui a dois anos a mais velha tera o dobro da mais nova então: 2x - y +2 = 15

montando o sistema, resolve-se.
2x + y + 2 = 15
x - y = 15

Esse raciocínio está correto?
Mimizinha
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Re: ajuda na resolução de exercicio

Mensagempor admin » Qui Mar 20, 2008 15:05

Olá.

Não há uma única forma de resolver.
Antes, veja estes problemas semelhantes de idades:

viewtopic.php?f=97&t=128&p=218#p218

viewtopic.php?f=19&t=38


Se você entender corretamente, pode montar direto o sistema de equações.
Suas equações não estão corretas, então sugiro nestes problemas considerar uma "linha do tempo".
Não se preocupe com o sistema inicialmente, as equações surgirão naturalmente.

Escolha uma variável para a idade da pessoa mais nova, por exemplo, x.
Escreva para as duas pessoas, em forma de tabela, as idades "hoje" e no "futuro" (daqui a 2 anos).
Repare que para simplificar, você pode expressar todas as idades somente em relação a x, nem precisa colocar outra variável.

A idéia da tabela é esta, tente preencher:

\begin{tabular}{c|c|c|}
{pessoa}&{idade no presente}&{idade no futuro}\\
\hline\hline
{mais nova}&x&\\
\hline
{mais velha}&&\\
\hline
\end{tabular}

Depois, com esta simples tabela preenchida, como o enunciado diz:
Daqui a dois anos, a mais velha tera o dobro da mais nova.


Iguale as idades do futuro e encontre x que é a idade da mais nova.
Então, olhe na tabela e obtenha a idade da mais velha no presente, uma vez que você já saberá o valor de x.

Para você conferir, as idades são 13 e 28 anos.

Espero ter ajudado!
Fábio Sousa
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Re: ajuda na resolução de exercicio

Mensagempor Mimizinha » Seg Mar 24, 2008 10:59

Eu não entendi.
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Re: ajuda na resolução de exercicio

Mensagempor admin » Seg Mar 24, 2008 11:08

Bom dia.
O que não entendeu?

Preencheu a tabela das idades?
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Re: ajuda na resolução de exercicio

Mensagempor Mimizinha » Seg Mar 24, 2008 16:24

no caso eh pra montar o quadro.

montei mas não consigo montar a segunda pessaoa

pessoa1 presente futuro
x x+2
pessoa2 x 2x

entendi assim, está correto?
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Re: ajuda na resolução de exercicio

Mensagempor admin » Seg Mar 24, 2008 17:22

Com o seu preenchimento, a pessoa1 tem a mesma idade da pessoa2 no presente.
Preencha novamente, conforme o enunciado.
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Re: ajuda na resolução de exercicio

Mensagempor Mimizinha » Qua Mar 26, 2008 11:04

Pensei... pensei e pensei e cheguei a esta conclusão

2x -x+2 = 15 (diferença da idade das duas pessoas)
o resultado da 13

Mas não consigo achar como vou calcular a outra idade

Me ajuda por favor!
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Re: ajuda na resolução de exercicio

Mensagempor admin » Qua Mar 26, 2008 11:59

Olá.
A equação que você colocou não está correta, veja:
2x -x+2 = 15 (diferença da idade das duas pessoas)
o resultado da 13


Se x é a idade da pessoa mais nova no presente, 2x é o dobro desta idade também no presente.
E x+2 é a idade da pessoa mais nova no futuro.
Eu imagino que você quis fazer assim (cuidado com os parênteses ao fazer a diferença):
2x-(x+2) = 15
Mas mesmo assim a equação também não estaria correta pois o enunciado diz que a mais velha terá o dobro da idade da mais nova somente daqui a dois anos e não no presente!
E você está fazendo a diferença de uma idade no presente por outra no futuro e igualando à 15, não é isso que diz o enunciado.
Esta diferença é 15 quando as duas idades estão no mesmo momento (ou as duas no presente, ou as duas no futuro).



Enfim, vamos peencher a tabela lendo o enunciado:

A diferença entre as idades de 2 pessoas é 15 anos.

\begin{tabular}{c|c|c|}
{pessoa}&{idade no presente}&{idade no futuro}\\
\hline\hline
{mais nova}&x&\\
\hline
{mais velha}&x+15&\\
\hline
\end{tabular}



Daqui a dois anos...

\begin{tabular}{c|c|c|}
{pessoa}&{idade no presente}&{idade no futuro}\\
\hline\hline
{mais nova}&x&x+2\\
\hline
{mais velha}&x+15&x+15+2\\
\hline
\end{tabular}



a mais velha terá o dobro da mais nova.

\begin{tabular}{c|c|c|}
{pessoa}&{idade no presente}&{idade no futuro}\\
\hline\hline
{mais nova}&x&x+2\\
\hline
{mais velha}&x+15&x+15+2 = 2(x+2)\\
\hline
\end{tabular}



Então, esta é a equação:
x+15+2 = 2(x+2)


Após encontrar x, substitua na tabela, no presente, para a pessoa mais velha.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?