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equação do 2º grau

equação do 2º grau

Mensagempor juniorthai » Qui Fev 11, 2010 08:15

pessoal ..da uma luz ai...
como eu soluciono, passo a passo, a equação..
300+40x-2.300/x-80=300

eu cheguei ai a partir do seguinte problema

a distancia entra curitiba e florianopolis é de 300 km. para cobrir essa distancia a certa velocidade media,um automovel gastou x horas. sabe se que a mesma distancia seria percorrida em duas horas a menos se o veiculo aumentase em 40 km/h a sua velocidade média.qual o tempo x gasto para percorrer os 300 km?

se alguem souber solucionar d outra maneira...tmm serve...rsrsrs.
abraço
juniorthai
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Re: equação do 2º grau

Mensagempor Molina » Qui Fev 11, 2010 10:54

Bom dia, Junior.

Eu faria usando a definição de velocidade média, que é: V_m=\frac{\Delta s}{\Delta t}, onde \Delta s=300km (Distância do percurso).

Então temos que:

V_m=\frac{\Delta s}{\Delta t}

V_m=\frac{300}{x} (Já que o tempo percorrido é de x horas)

Dando continuidade ao enunciado temos que:

V_m+40=\frac{300}{x-2} (Já que a velocidade média aumentou em 40 e o tempo diminuiu em 2 horas)

Igualando as duas equações ficamos com:

\frac{300}{x}=\frac{300}{x-2}-40

Resolvendo essa equação fracionária chegamos em uma equação do 2° grau e encontramos como raízes 5 e -3. Como o tempo (x) não pode ser negativo, ficamos com x=5.


Qualquer dúvida informe. Bom estudo, :y:
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Re: equação do 2º grau

Mensagempor MarceloFantini » Qui Fev 11, 2010 12:55

Boa tarde.

Pode parecer chato, mas lembre-se que o instante não pode assumir um valor negativo porque a análise do movimento começou em t_{o} = 0.

Um abraço.
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Re: equação do 2º grau

Mensagempor juniorthai » Qui Fev 11, 2010 14:13

valew...mais eu nao sei como resolve
300/x = (300/ x-2) - 40
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Re: equação do 2º grau

Mensagempor Molina » Qui Fev 11, 2010 14:18

juniorthai escreveu:valew...mais eu nao sei como resolve
300/x = (300/ x-2) - 40

Tira o mmc de tudo, que será x*(x-2)

Tenta aí e qualquer coisa avisa!


Bom estudo. :y:
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Mensagempor mafissoni » Qui Nov 13, 2014 16:33

preciso de ajuda em velocidade media:
Uma pessoa adulta, caminhando normalmente consegue percorrer 6.250 m em 1h 15 min. qual é a velocidade media preciso da resolução
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Re: equação do 2º grau

Mensagempor lulopes » Sex Dez 08, 2017 20:05

COMO EU MONTO UM EXERCICIO DO TIPO ASSIM RAFAELTEM UM IRMÃO 4 ANOS MAIS NOVO E UM IRMÃO 6 ANOS MAIS VELHO.O PRODUTO DOS NUMEROS QUE REPRESENTAM AS IDADES EM ANOS, DOS DOSI IRMÃOS DE RAFAEL É 231. A IDADE DE RAFAEL É UM MULTIPLO DE
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?