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Dúvida em notação científica .-.

Dúvida em notação científica .-.

Mensagempor ThoseIAm » Ter Mar 17, 2015 21:42

Estou com uma dúvida em notação científica que está me dando dor de cabeça... Vou mostrar o que está acontecendo a seguir: *-)

Questão: (UEL-PR) Um recipiente cúbico tem 3,000m de aresta,n é o número máximo de cubos, de 3,01 mm de aresta, que cabem no recipiente. A ordem de grandeza n é:

a)10^6
b)10^7
c)10^8
d)10^9
e)10^10

Ta, eu sei, a questão é de física, mas os conceitos usados no exercício eu já sei. O que me intriga é o seguinte:
Depois que eu descubro a aresta do cubo de 3 metros, devo descobrir também a do cubo menor, de 3,01 mm.
Após converter em metros, obtenho o valor de 0,00301 m ou 3,01*10^-3.
Jogo esse valor na fórmula do volume de um cubo que é : V=a³; Sendo: V-Volume e a=aresta.

Então, calculei: V=a³ -> V=(3,01x10^-3)³ -> V= 2.7270901*10^-8

Depois de ter descoberto ambos os volumes dos cubos, é hora de saber o que o exercício está pedindo: Quantas cubos cujo volume é de 2.7270901*10^-8 m³ cabem em um cubo de 27 m³

Uma simples divisão bastaria:
27/2.7270901*10^-8=9,900662981*10^-8

Aplicando a ordem de grandeza:
Como 9,900662981 > \sqrt[]{10} então 10^8+1

Voilá, obtemos o resultado correto, que é 10^9 alternativa d.

Esse foi o meu método, obviamente, usando a calculadora. Mas o que eu vi não foi assim, um cara conseguiu chegar no mesmo resultado, mas no resultado da aresta do cubo de 3,01 mm ele colocou 27,27 m³ *10^-9 ao em vez de 2.7270901*10^-8 m³.

Ressaltando, os resultados foram iguais... E eu sei que em uma notação científica N*10^n o valor de N vai de 1 até 10. Então como que diachos esse ser colou 27,27 m³ *10^-9?

Desde já agradeço, e desculpa colocar uma questão de física aqui. Mas isso é justificável por ter uma essência matemática. Abraços
ThoseIAm
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?