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Proporcionalidade

Proporcionalidade

Mensagempor Ze Birosca » Seg Mar 09, 2015 16:22

O litro de leite tipo A custa R$2,00 e o tipo B custa R$1,50. Misturando-se o tipo A com o tipo B, consegue-se um terceiro tipo de leite que custa R$1,80 o litro. Então, nessa mistura, a proporção do tipo mais caro em relação ao tipo mais barato é:

a)1:2
b)2:3
c)3:4
d)3:2
e)4:3

Sei que a resposta é 3/4, mas qual lógica se usa para chegar nesse resultado?
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor Russman » Seg Mar 09, 2015 21:11

A quantia total Q_T de dinheiro a ser paga pelo, assim chamarei, leite C, que é a mistura de A e B, será o volume total comprado V_T= V_A + V_B multiplicado pelo preço do litro de C p_L_C. Mas também, as quantias respectivas da parcela de A e B são, respectivamente, Q_A = p_L_A .V_A e Q_B = p_L_B . V_B.

Por um lado,

Q_T = p_L_C . V_T = p_L_C (V_A + V_B)

e por outro

Q_T = Q_A + Q_B = p_L_A V_A + p_L_B V_B.

Daí, fazendo Q_T = Q_T temos

p_L_C (V_A + V_B) = p_L_A V_A + p_L_B V_B

de onde

\frac{V_A}{V_B} = \frac{p_L_C - p_L_B}{p_L_A - p_L_C}.

Substituindo os valores calculei 3:2. Eu resolveria assim..pode estar errado.
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Re: Proporcionalidade

Mensagempor Ze Birosca » Ter Mar 10, 2015 19:01

Russman escreveu:A quantia total Q_T de dinheiro a ser paga pelo, assim chamarei, leite C, que é a mistura de A e B, será o volume total comprado V_T= V_A + V_B multiplicado pelo preço do litro de C p_L_C. Mas também, as quantias respectivas da parcela de A e B são, respectivamente, Q_A = p_L_A .V_A e Q_B = p_L_B . V_B.

Por um lado,

Q_T = p_L_C . V_T = p_L_C (V_A + V_B)

e por outro

Q_T = Q_A + Q_B = p_L_A V_A + p_L_B V_B.

Daí, fazendo Q_T = Q_T temos

p_L_C (V_A + V_B) = p_L_A V_A + p_L_B V_B

de onde

\frac{V_A}{V_B} = \frac{p_L_C - p_L_B}{p_L_A - p_L_C}.

Substituindo os valores calculei 3:2. Eu resolveria assim..pode estar errado.


Acho que é isso mesmo, o gabarito que está errado.

obrigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?