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Dúvida - desafio

Dúvida - desafio

Mensagempor marinalcd » Qui Mar 06, 2014 16:37

Estou ajudando um colega e ele me apresentou este desafio que não conseguiu resolver:

Mostre que os anéis A = \{
\begin{pmatrix}
   a & 0  \\ 
   0 & b 
\end{pmatrix}  ; a,b \in Z \}

e
B = Z[\sqrt[]{2}] = \{ a + b\sqrt[]{2} ; a,b \in Z\}
não são isomorfos.

A dica é supor um homomorfismo f: A\rightarrow B e mostrar que
\begin{pmatrix}
   1 & 0  \\ 
   0 & 0 
\end{pmatrix} \in N (f) ou  
\begin{pmatrix}
   0 & 0  \\ 
   0 & 1 
\end{pmatrix} \in N (f).

Tentei provar que N(f) não é injetora, mas não estou conseguindo resolver este desafio.
Alguém pode me ajudar?
marinalcd
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Re: Dúvida - desafio

Mensagempor adauto martins » Sex Dez 05, 2014 17:25

A={\begin{pmatrix}
   a & 0  \\ 
   0 & b 
\end{pmatrix}=a\begin{pmatrix}
   1 & 0  \\ 
   0 & 0 
\end{pmatrix}
+b\begin{pmatrix}
   0 & 0  \\ 
   0 & 1 
\end{pmatrix},aeb\in Z}
vamos tomar f:A\rightarrow Bseja um homomorfismo,f(x)=y,ondex\in A, y\in B ...logo teremos
f(x+y)=f(x)+f(y) e f(x.y)=f(x).f(y)/ x,y \in A
f((\begin{pmatrix}
   a & 0  \\ 
   0 & b 
\end{pmatrix}
.\begin{pmatrix}
   c & 0  \\ 
   0 & d 
\end{pmatrix})=f(\begin{pmatrix}
   a.c & 0  \\ 
   0 & b.d 
\end{pmatrix})=
f(\begin{pmatrix}
   a.c & 0  \\ 
   0 & 0 
\end{pmatrix}).f(\begin{pmatrix}
   0 & 0 \\ 
   0 & c.d 
\end{pmatrix})=
(a.c+0\sqrt[]{2}).(0+c.d\sqrt[]{2})=a.b.c.d\sqrt[]{2}=p\sqrt[]{2},p\in Z\Rightarrow f(x.y)nao pertence a B...,logo A nao e isomorfo a B
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Re: Dúvida - desafio

Mensagempor adauto martins » Sáb Dez 06, 2014 12:37

uma correçao ....f(
\begin{pmatrix}
   a & 0  \\ 
   0 & b 
\end{pmatrix}
.\begin{pmatrix}
   a & 0  \\ 
   0 & b 
\end{pmatrix})=
f(\begin{pmatrix}
   a.c & 0  \\ 
   0 & b.d 
\end{pmatrix})=a.c+d.b\sqrt[]{2}
\neq f(
\begin{pmatrix}   a.c & 0  \\ 
   0 & 0 
\end{pmatrix}).f(\begin{pmatrix}
   0 & 0  \\ 
   0 & b.d 
\end{pmatrix})=(a.c+0\sqrt[]{2}).(0+b.d\sqrt[]{2})=a.b.c.d\sqrt[]{2}=p\sqrt[]{2}logo nao satisfaz a propriedade multiplicativa de homomorfismos de A em B...obrigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?