• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Álgebra] Onde aprender?

[Álgebra] Onde aprender?

Mensagempor b_afa » Sex Nov 15, 2013 19:25

Ultimamente tenho tido dificuldades com essa matéria e isso está me impedindo de avançar nos conteúdos,o problema é que eu não acho uma teoria boa em lugar nenhum!
Eu sei as operações básicas:adição,subtração,divisão,potenciação,radiciação e etc.O problema é que eu não consigo aplicar isso nas expressões algébricas!

Por exemplo,em:


120=160.{2}^{-0,8.t}+25

Eu não sei resolver porque não sei como isolar o t...Ele está elevado a um número e está negativo,deveria passa-lo para o outro lado como? Multiplicando? Dividindo? Sem fazer nada?

E o pior é que eu não acho nenhum material que explique isso,deve ser um negócio muito básico mesmo,estou me sentindo um retardado!

Outro exemplo de expressão é:


0,1={9}.{10}^{9}.\frac{Q.Q}{{2}^{2}}

Eu não sei resolver esse tipo de coisa,na resolução o cara fez:

{Q}^{2}=\frac{4}{9}.{10}^{-10}   -->   Q=\frac{2}{3}.{10}^{-5}

Eu entendi quando ele tirou a raiz,mas não entendi porque o 4 que era denominador do Q² virou numerador do 9!

Enfim,meu problema na maior parte são essas expressões elevadas a algo e que envolvem soma,adição,potência e etc,não sei qual operação prevalece.
Se puderem me ajudar,mesmo me mandando um link com esse tipo de expressão resolvida vocês estarão contribuindo muito,sério mesmo!
Obrigado!
b_afa
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Nov 15, 2013 19:05
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Vestibulando \o/
Andamento: cursando

Re: [Álgebra] Onde aprender?

Mensagempor nakagumahissao » Sáb Nov 16, 2013 01:17

Procure por potenciação e Logaritmos. Conhecendo a fundo estes dois tópicos do ensino médio, lhe dará o suporte necessário para resolver estes tipos de problemas que mencionou.

Em bibliotecas e até mesmo na internet, você vai poder encontrar livros como os do Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Carlos Murakami, Fundamentos de Matemática Elementar Volume 2, 3a. Edição, Editora Atual ou ainda em Matemática Aula por Aula - Ensino Médio - Volume Único, Benigno Barreto Filho e Cláudio Xavier da Silva, Editora FTD. Existem outros também muito bons como o do Gelson Iezzi, Matemática Volume Único , etc. Na internet, você vai também achar milhares de sites que podem explicar bem esses tópicos como o site do somatematica.

Espero que lhe ajude.
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
nakagumahissao
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 386
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
Localização: Brazil
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Lic. Matemática
Andamento: cursando

Re: [Álgebra] Onde aprender?

Mensagempor LuizAquino » Sáb Nov 16, 2013 07:36

No canal do Nerckie (http://www.youtube.com/Nerckie) você tem centenas de videoaulas sobre Matemática. Em relação a primeira equação que você escreveu, procure pela videoaula "Matemática - Aula 12 - Equação Exponencial" e tente resolvê-la. Se você continuar com dúvidas, volte a postar aqui no Fórum.

Quanto a segunda equação, note que:

0,1=9\cdot 10^9 \cdot \frac{Q\cdot Q}{2^2}

\frac{1}{10}=\frac{9\cdot 10^9 \cdot Q^2}{4}

\frac{1\cdot 4}{10\cdot 9\cdot 10^9}= Q^2

Agora tente continuar a partir daí.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: [Álgebra] Onde aprender?

Mensagempor b_afa » Sáb Nov 16, 2013 10:17

Já assisti algumas aulas do nerckie mas vou continuar procurando mais coisas.Com relação aos livros,eu tenho o FME do Iezzi,tenho uns 3,incluindo o Vol 2,só que é 9ª edição,vou ver se encontro a terceira na internet.Estou baixando esse "Matemática Aula por Aula",espero que ajude.
Obrigado pelas dicas,se tiverem mais alguma de livros ou algum site com resoluções de problemas parecidos eu agradeço.
Valeu!

(Consegui entender a segunda resolução,valeu!)
b_afa
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Nov 15, 2013 19:05
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Vestibulando \o/
Andamento: cursando

Re: [Álgebra] Onde aprender?

Mensagempor b_afa » Sáb Nov 16, 2013 10:30

Puta merda,esse livro foi feito com método "Paulo Freire",um dos seres mais nojentos e desprezíveis que já pisou nessa terra.
Vou tentar estudar com ele,espero que não seja uma bosta! kk


*Estou baixando também o "Matemática Volume Único" do Iezzi,nem sabia que existia,deve ser bom...
b_afa
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Nov 15, 2013 19:05
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Vestibulando \o/
Andamento: cursando


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.