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Relação de Equivalência

Relação de Equivalência

Mensagempor livia02 » Qui Ago 15, 2013 16:03

Estou com dificuldade em resolver estes dois itens da questão.

Seja R a relação: R=[(a,b)\in Z x Z | ab>0] \cup [(0,0)] (obs: o x representa multiplicação, e os colchetes na verdade são chaves, mas não quis sair na formatação.)

Mostrar que R é uma rel. de equivalência em Z;
Exibir a partição de Z pela relação de equivalência R.

Valeu
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Re: Relação de Equivalência

Mensagempor MateusL » Sex Ago 16, 2013 14:00

Para digitar chaves no \LaTeX tens que digitar uma barra antes. Por exemplo, \{ e \}.

Acho que quisestes escrever isto:

R=\{(a,b)\in \mathbb{Z}\times\mathbb{Z}\mid a\cdot b >0\}\cup\{(0,0)\}

Tens que provar que esta relação é reflexiva, simétrica e transitiva em \mathbb{Z}.

Sobre representar as partições, façamos o seguinte:
Definamos que aRb\iff (a,b)\in R.
A relação R particiona \mathbb{Z} em três classes de equivalência:

[1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR1\}=\mathbb{Z}^*_+=\{a\in\mathbb{Z}\mid a>0\}
[0]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR0\}=\{0\}
[-1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR(-1)\}=\mathbb{Z}^*_-=\{a\in\mathbb{Z}\mid a<0\}

De fato, todos os números positivos são equivalentes pela relação R, pois, para quaisquer números positivos a e b teremos a\cdot b>0, ou seja, aRb.
Do mesmo modo, todos os números negativos são equivalentes.
Além disso, um número positivo e um número negativo não podem ser equivalentes, pois, se a>0 e b<0, então a\cdot b<0.
Por fim, o zero só é equivalente a ele mesmo. De fato, se existir algum a\neq0 tal que aR0, então a\cdot 0>0, absurdo. Por outro lado, como R é uma relação de equivalência (que é o que você terá que provar), pela propriedade reflexiva teremos 0R0, o que se vê imediatamente pela definição de R, pois (0,0)\in R.

Abraço!
MateusL
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Re: Relação de Equivalência

Mensagempor livia02 » Sex Ago 23, 2013 15:03

Consegui provar a relação e entendi a sua explicação.
Após isso, tinha que dizer quantos elementos há em cada classe de equivalência.
Respondi que há 1 elemento em cada. Está certo? Pois fui de acordo com as partições?

E como posso determinar o conjunto quociente Z/R? Tenho que usar as partições?
Obrigada!
livia02
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Re: Relação de Equivalência

Mensagempor MateusL » Sex Ago 23, 2013 15:50

Só há um elemento na partição que eu representei por [0]. Nas partições [1] e [-1] existem infinitos números porque [1] contém todos números inteiros positivos e [-1] contém todos números inteiros negativos. Acho que a minha notação acabou te confundindo. Quando representei uma classe que equivalencia por [1], por exemplo, quis represe ntar que todos os elementos dessa classe são equivalentes ao 1, mas não que o 1 é o único elemento. Poderíamos muito bem representar a classe de equivalência [1], por exemplo, como [2], [3], [1000], ou por qualquer representação [x], com x sendo um inteiro positivo, porque vimos que todos os inteiros positivos são equivalentes pela relação de equivalência R.

O conjunto quociente \mathbb{Z}/R é o conjunto de todas as classes de equivalência em \mathbb{Z} pela relação de equivalência R.

\mathbb{Z}/R=\{[-1],\ [0],\ [1]\}=\{\mathbb{Z}_-^*,\ \{0\},\ \mathbb{Z}_+^*\}

Abraço!
MateusL
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?