• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Algebra e outras - questões IFBA 2009

Algebra e outras - questões IFBA 2009

Mensagempor Janffs » Seg Dez 24, 2012 01:07

Se a expressão \frac{{ax}^{2}+3x-15}{{3x}^{2}+bx+5} independe de x, com a e b reais, então a + b vale

A) -4
B) -6
C) -8
D) -10
E) -12

A solução da equação {2}^{x}=\frac{{3}^{x+1}}{2} é

A) \left[log\frac{1}{10} \right]

B) \left[log\frac{1}{20} \right]

C) \left[log\frac{1}{30} \right]

D) \left[log\frac{3}{2} \right]

E) \left[log\frac{2}{3} \right]


Se {Z}_{1}={i}^{6} e {Z}_{2}= i-1, onde i=\sqrt[]{-1}, então o módulo de \frac{{Z}_{1}}{{Z}_{2}} é igual a:

A) \frac{1}{2}

B) \frac{\sqrt[]{2}}{2}

C) \frac{\sqrt[]{3}}{2}

D) \frac{\sqrt[]{3}}{3}

E) \sqrt[]{3}


Será que alguem me ajuda por favor........
Janffs
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 15, 2012 16:03
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Algebra e outras - questões IFBA 2009

Mensagempor e8group » Seg Dez 24, 2012 11:30

Dada uma função f , ela é dita "independente de x " quando ela é constante,isto é ,qualquer valor real que x assumir temos que o resultado de f(x) é o mesmo .

Vamos supor que \frac{ax^2 + 3x - 15}{3x^2 + bx + 5} = \lambda .


Onde : \lambda é uma constante real para qualquer x real .


Agora multiplicando ambos lados por 3x^2 + bx + 5 (Claro que (3x^2 + bx + 5 \neq 0)segue ,


ax^2 + 3x - 15 =  \lambda (3x^2 + bx + 5) =   3\lambda x^2 + b\lambda x +  5\lambda .


Perceba que esta igualdade de polinômios só será verdadeira quando os seus respectivos coeficientes forem iguais . Portanto , \begin{cases} 5\lambda = -15 \\ b\lambda= 3 \\ 3\lambda = a\end{cases} .

Tente concluir ....



No segundo exercício ,note que:

2^x = \frac{3^{x+1}}{2} \iff 2^{x+1} = 3^{x+1} .

Ora , se as bases são diferentes e seus repectivos expoentes são iguais . Quando esta igualdade é verdadeira ? Qual o valor que x deve assumir ?



OBS.: Próxima vez post apenas um exercício por tópico ,além disso seria muito importante expor sua dúvida .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?