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Sobre as Fórmulas

Sobre as Fórmulas

Mensagempor Jhenrique » Seg Dez 10, 2012 18:29

Olá,

Sabemos que num triângulo retângulo é verdadeiro que a soma das áreas dos catetos é igual a área da hipotenusa.

Isto é: a^2+b^2=c^2

Agora, adicionando o conceito de unidade a esta fórmula, como ficaria?

Assim?
(a\;u.c.)^2+(b\;u.c.)^2=(c\;u.c.)^2 sendo: u.c.=unidade\;de\;comprimento

Ou assim?
a^2+b^2=c^2

Sendo:
a=\alpha\;u.c.
b=\beta\;u.c.
c=\gamma\;u.c.

\therefore\;\;(\alpha\;u.c.)^2+(\beta\;u.c.)^2=(\gamma\;u.c.)^2

Bem, o que eu busco saber com essa pergunta!? Em 1º lugar, buscar um padrão para as situações semelhantes, é isso o que fazemos em ciencias exatas, buscamos regras gerais e padrões, e em 2º lugar, na álgebra, existe um elemento para representar uma grandeza, um elemento para representar uma unidade e um elemento para representar o coeficiente desta unidade, então, quero fazer um cara-crachá nas fórmulas matemáticas.

Grato!
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Re: Sobre as Fórmulas

Mensagempor delara » Sáb Fev 02, 2013 14:48

Creio que há um equívoco na sua afirmação:

Sabemos que num triângulo retângulo é verdadeiro que a soma das áreas dos catetos é igual a área da hipotenusa.


O Teorema de Pitágoras pode relacionar tanto comprimentos como áreas. Portanto o correto seria:

Sabemos que num triângulo retângulo é verdadeiro que a soma dos comprimentos dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado do comprimento da hipotenusa.
Ou
Sabemos que num triângulo retângulo é verdadeiro que a soma das áreas dos quadrados cujos lados são catetos é igual a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa.

Mas não consegui entender muito bem a sua dúvida, creio que as duas formas representadas estão corretas.

Pois tendo o Teorema de Pitágoras:

a^2 + b^2 = c^2

As unidades de a são em COMPRIMENTO, ou seja, a = 10cm, a = 20dm, a = 10m, a = 12km, etc.
As unidades de \alpha também estão em comprimento, \alpha = 10cm, \alpha = 20dm, \alpha = 10m, \alpha = 12km, etc.

Implicitamente, as duas formas que você apresentou são a mesma coisa.
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Re: Sobre as Fórmulas

Mensagempor Russman » Sáb Fev 02, 2013 18:16

Quanto a sua afirmação sobre o teorema de pitágoras o amigo ali de cima está correto. Cuidado com as palavras! Se você se preocupa tanto com formalidades é interessante observar bem as afirmações.

Quanto as unidades eu acredito que você está confundindo a economia de notação com a inexistência de dimensão. Existem grandezas que são adimensionais e não é necessário adotar uma unidade para medi-las, como os ângulos por exemplo. No caso do Teorema nós apenas não escrevemos unidade juntamente na fórmula por uma questão de economia de notação e/ou por estar explicito que os termos a , b e c são grandezas de comprimento. Você decide como expor a unidade da grandeza!

E a = a [L].

Usamos [L] para generalizar as unidades de comprimento.
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Re: Sobre as Fórmulas

Mensagempor Jhenrique » Dom Fev 03, 2013 01:04

Eu já obtive a resposta que buscava...

pelo menos a conclusão que cheguei foi esta:

grandeza = coeficiente \times unidade

no teorema de pitágoras ( a^2+b^2=c^2 ) , a , b e c são grandezas.

Ter entendido isso de modo explícito para mim foi importante, no entanto, a cada coisa que eu entendo implica em mais duas coisas novas que ainda não entendo... afff

de qualquer forma... obg!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?