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Exercio do Intocaveis "Livro do cursinho do objetivo"

Exercio do Intocaveis "Livro do cursinho do objetivo"

Mensagempor kalong » Qua Out 24, 2012 22:29

Não estou consegui resolver um exercio do Mack, aqui do meu livro..

50. (Mack) O valor da expressão (2^n+4) + (2^n+2) + (2^n-1) / (2^n-2) + (2^n-1) é ?

O gabarito diz que a resposta é 82/3

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Obrigado, espero pela ajuda de vocês
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Re: Exercio do Intocaveis "Livro do cursinho do objetivo"

Mensagempor MarceloFantini » Qui Out 25, 2012 01:41

Kalong, por favor use imagens apenas para o estritamente necessário. Use LaTeX para redigir suas equações.

Para resolver este problema, escreva

2^{n+4} = 2^{n+6 -2} = 2^{n-2} \cdot 2^6,

2^{n+2} = 2^{n-2 +4} = 2^4 \cdot 2^{n-2}

e

2^{n-1} = 2^{n-2+1} = 2^{n-2} \cdot 2^1.

Ponha 2^{n-2} em evidência no numerador e no denominador e simplifique.
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: Exercio do Intocaveis "Livro do cursinho do objetivo"

Mensagempor ednaldo1982 » Ter Out 30, 2012 02:26

kalong escreveu:Não estou consegui resolver um exercio do Mack, aqui do meu livro..

50. (Mack) O valor da expressão (2^n+4) + (2^n+2) + (2^n-1) / (2^n-2) + (2^n-1) é ?

O gabarito diz que a resposta é 82/3

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Obrigado, espero pela ajuda de vocês


__________________________________________

\frac{{2}^{n+4} + {2}^{n+2} + {2}^{n-1}}{{2}^{n-2} + {2}^{n-1}} =

\frac{ {2}^{n} . {2}^{4} + {2}^{n} . {2}^{2} + {2}^{n} . {2} ^{-1} } { {2}^{n} . {2}^{-2} + {2}^{n} . {2}^{-1} } =

\frac{ ({2}^{n}) . ({2}^{4} + {2}^{2} + {2} ^{-1}) } { ({2}^{n}) . ({2}^{-2} + {2}^{-1}) } =

\frac{ ({2}^{4} + {2}^{2} + {2} ^{-1}) } { ({2}^{-2} + {2}^{-1}) } =

\frac{ 16 + 4 + \frac{1}{2} } { (\frac{1}{2})^{2} + \frac{1}{2} } =

\frac{ 20 + \frac{1}{2} } { \frac{1}{4} + \frac{1}{2} } =

\frac{ \frac{41}{2} } { \frac{1+2}{4} } =

\frac{ \frac{41}{2} } { \frac{3}{4} } =

\frac{41}{2} . \frac{4}{3}  =

\frac{82}{3}
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Re: Exercio do Intocaveis "Livro do cursinho do objetivo"

Mensagempor diegolopes1988 » Sáb Jan 14, 2017 17:05

Não tinha entendido o motivo de o 2 elevado a potência n estar em evidência, porém depois de substituir o enunciado por algo numérico entendi o esclarecimento. Preciso ficar atento a essas sacadas. Obrigado a todos.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?