• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvida Potenciação

Dúvida Potenciação

Mensagempor sullivan » Sex Dez 23, 2011 10:21

Bom dia, estou estudando pra concurso e vi uma questão onde eu ''travei'' nela quando me deparei com -> (-{32})^{-4/5}

onde convertendo creio que ficará \sqrt[5]{}32{}^{4}, nesse caso devo multiplicar 32, 4 vezes por ele mesmo e fatorar o número em 5 ?

exemplo \sqrt[3]{81} : vou fatorar 81 | 3
27 | 3
9 | 3
3 | 3
1

o resultado seria :: {3}^{4}

Agora sobre a questão acima eu fiquei na dúvida por favor não me dêm o resultado e sim o caminho que eu mesmo quero fazer para aprender.

t+
sullivan
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Dez 23, 2011 10:04
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Dúvida Potenciação

Mensagempor DanielRJ » Sex Dez 23, 2011 10:40

\sqrt[5]{-32^{-4}}

\sqrt[5]{-\frac{1}{32^4}}

\sqrt[5]{-\frac{1}{2^{20}}}

\sqrt[5]{-2^{-20}}

-2^{\frac{-20}{5}}

-2^{-4}

-\frac{1}{2^4}

-\frac{1}{16}

Acho que é isso ai parceirinho. Espere a confirmação de alguem graduado. :y:
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Dúvida Potenciação

Mensagempor sullivan » Sex Dez 23, 2011 11:30

Opa deu certo mas tenho uma duvida quando voce transformou 32 elevado a 4 para 2 elevado a 20. Você usou qual propriedade, ou seja, porque 2 elevado a 20, somente essa duvida o resto deu certinho, =)
sullivan
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Dez 23, 2011 10:04
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Dúvida Potenciação

Mensagempor DanielRJ » Sex Dez 23, 2011 13:07

Essa propriedade:

(a^b)^{c}=a^{b*c}=a^{bc}

exemplo:



32^4=(2^5)^{4}=2^{20}

eu fatorei o 32 = 2.2.2.2.2= 2^5
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Dúvida Potenciação

Mensagempor sullivan » Sex Dez 23, 2011 13:26

perfeito pode fechar o topico aprovado :) :y: :y: :y: :y: :y:
sullivan
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Dez 23, 2011 10:04
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?