• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

(Curso de Algebra) Aeronautica 1954

(Curso de Algebra) Aeronautica 1954

Mensagempor plugpc » Qui Mai 21, 2009 16:25

Um amigo e eu tentamos resolver esse problema e o achamos interessante só que ainda não o conseguimos responder se possível e algum amigo estiver disponível e o achar interessante gostaria de uma ajuda passo a passo pois ele é bem interessante...

Três jogadores convencionaram: o que perder dobrará a entrada dos outros dois. Jogaram três partidas; cada um perdeu uma e saiu com R$ 80,00. Calcular a entrada de cada jogador

R: 130; 70; 40.

1) A perdeu. Fica:
A ==> A - B - C
B ==> 2B
C ==> 2C
Perceberam? A teve que PAGAR a ENTRADA de B, E a ENTRADA de C, para que
os outros dois ficassem com o DOBRO.

2) B perdeu. Fica:...............(atenção: agora a ENTRADA está DIFERENTE!!)
A ==> 2 * (A - B - C).............DOBROU a ENTRADA
B ==> 2B - (A - B - C) - 2C = ..........................3B - A - C
C ==> 4C..........................DOBROU a ENTRADA

3) C perdeu. Fica:...............(atenção: agora a ENTRADA está DIFERENTE!!)
A ==> 4 * (A - B - C).............DOBROU a ENTRADA
B ==> 2 * (3B - A - C)...........DOBROU a ENTRADA
C ==> 4C - (3B - A - C) - 2 * (A - B - C)

Ficou então:
4 * (A - B - C) = 80 ==> A - B - C = 20..............(1)
6B - 2A - 2C = 80....==> 3B - A - C = 40.............(2)
4C - (3B - A - C) - 2 * (A - B - C) = 80
==> ............................7C - A - B = 80.............(3)

Desse sisteminha "O RETORNO de JASON", sai
Vou SOMAR A (1) com a (2)
2B - 2C = 60 ==> B - C = 30..............................(4)

Da (1): A = B + C + 20
Vou SUBSTITUIR A na (3):
7C - (B + C + 20) - B = 80 ==> 6C - 2B = 100 ==> 3C - B = 50.....(5)

da (4) e (5), sisteminha vagabundo, sai
C = 40 e B = 70
A = 130

Em um outro forum foi respondido dessa maneira só que eu não entendi bem a resolução se possível vocês poderiam ser mais claros...
Editado pela última vez por plugpc em Qui Mai 21, 2009 20:25, em um total de 1 vez.
plugpc
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 22:00
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: matemática
Andamento: cursando

Re: (Curso de Algebra) Aeronautica 1954

Mensagempor Molina » Qui Mai 21, 2009 17:59

Boa tarde, plug.

:idea:
*-)

Entendi qual é a ideia do problemam, só não sei se faz diferente, mas do que seria essa "partida"?
E essa "entrada" seignifica o que também?

Questão interessante...

Aguardo minhas respostas, abraços! :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: (Curso de Algebra) Aeronautica 1954

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jul 25, 2009 01:18

Meu desenvolvimento não foi mui diferente, ainda assim vou postá-lo.
plugpc escreveu:Três jogadores convencionaram: o que perder dobrará a entrada dos outros dois. Jogaram três partidas; cada um perdeu uma e saiu com R$ 80,00. Calcular a entrada de cada jogador

Jogador "A": x
Jogador "B": y
Jogador "C": z

1ª partida
O jogador "A" perde, então:

Jogador B ==> 2y
Jogador C ==> 2z
Jogador A ==> x - y - z


2ª partida
O jogador "B" perde, então:

Jogador A ==> 2(x - y - z)
Jogador C ==> 4z
Jogador B ==> 2y - 2z - (x - y - z)
2y - 2z - x + y + z
3y - z - x


3ª partida
O jogador "C" perde, então:

Jogador A ==> 4(x - y - z)
Jogador B ==> 2(3y - z - x)
Jogador C ==> 4z - 2(x - y - z) - (3y - z - x)
4z - 2x + 2y + 2z - 3y + z + x
7z - y - x


Como os três jogadores terminaram as partidas com a mesma quantia...
Jogador A = Jogador B
4(x - y - z) = 2(3y - z - x)

2(x - y - z) = (3y - z - x)

2x - 2y - 2z = 3y - z - x

3x - 5y = z


Fazendo "A" = 80
4(x - y - z) = 80

x - y - z = 20

x - y - 3x + 5y = 20

4y - 20 = 2x

x = 2y - 10


Logo,
z = 3x - 5y

z = 3(2y - 10) - 5y

z = 6y - 30 - 5y

z = y - 30


Fazendo "C" = 80,
7z - y - x = 80

7(y - 30) - y - 2y + 10 = 80

7y - 210 - 3y = 70

4y = 280

y = 70,00

z = y - 30
z = 40,00

x = 2y - 10
x = 130,00
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1732
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Mangaratiba - RJ
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?