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Subconjuntos de S

Subconjuntos de S

Mensagempor felicia13 » Qua Abr 27, 2011 18:55

Provar que os subconjuntos de R4 são subespaços vectoriais de R4:

a) S = { (x1, x2, x3, x4): x1 = - 2x4, x3 - 2x2 = 0 }

b) T = L { (1,1,0,0), (1,-1,0,2), (0,2,0,-2) }


Eu sei as regras para que os subconjuntos sejam subespaços, mas nao sei como aplicar ao exercicio em si.
Agradecia ajuda.
felicia13
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Re: Subconjuntos de S

Mensagempor LuizAquino » Qua Abr 27, 2011 20:53

a) S = { (x1, x2, x3, x4): x1 = - 2x4, x3 - 2x2 = 0 }

(i) Provar que 0 está em S, onde "0" representa o elemento neutro do espaço vetorial em questão, que nesse caso é \mathbb{R}^4.

Sabemos que o 0 do espaço vetorial em questão é (0, 0, 0, 0). Ou seja, x_1=x_2=x_3=x_4=0.

Pergunta: podemos afirmar que x_1 = -2x_4 e x_3- 2x_2 = 0 ?

(ii) Provar que se u e v estão em S, então u+v também está em S.
Seja u=(x_1,\, x_2,\, x_3,\, x_4) e v=(\overline{x}_1,\, \overline{x}_2,\, \overline{x}_3,\, \overline{x}_4). Como por hipótese eles estão em S, então sabemos que:
(1) x_1 = -2x_4 e x_3- 2x_2 = 0 .
(2) \overline{x}_1 = -2\overline{x}_4 e \overline{x}_3- 2\overline{x}_2 = 0 .

Por outro lado, sabemos que u+v=(x_1+\overline{x}_1,\, x_2+\overline{x}_2,\, x_3+\overline{x}_3,\, x_4+\overline{x}_4).

Pergunta: considerando as afirmações (1) e (2), podemos afirmar que x_1+\overline{x}_1 = -2(x_4+\overline{x}_4) e x_3+\overline{x}_3 - 2(x_2+\overline{x}_2)=0 ?

(iii) Provar que se u está em S e k está em R, então ku também está em S.
Seja u=(x_1,\, x_2,\, x_3,\, x_4). Como por hipótese ele está em S, então sabemos que:
(1) x_1 = -2x_4 e x_3- 2x_2 = 0 .

Por outro lado, sabemos que ku=(kx_1,\, kx_2,\, kx_3,\, kx_4).

Pergunta: considerando a afirmação (1), podemos afirmar que kx_1 = -2(kx_4) e kx_3 - 2(kx_2)=0 ?

Se a resposta para as três perguntas for sim, então S é subespaço de \mathbb{R}^4 .


b) T = L { (1,1,0,0), (1,-1,0,2), (0,2,0,-2) }
Para resolver o exercício b) use um esquema parecido com o que foi usado para o exercício a).
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?